"Vivi quase enclausurado os primeiros 10 anos da minha vida", conta nas suas memórias Francisco Pinto Balsemão recuando ao tempo em que era apenas Francisquinho. O dono de um dos maiores grupos de Comunicação Social em Portugal, do qual fazem parte do jornal 'Expresso' e a SIC, cresceu num palecete no bairro da Lapa, em Lisboa.
Nascido no seio de uma família privilegiada, Francisco Pinto Balsemão é o único filho de pais tardios (pelo menos para a época). Tinham ambos 40 anos quando viveram a felicidade de serem pais de um menino saudável. Estes pais já haviam passado pela tristeza de verem morrer uma filha.
Em dezembro de 1935, a pequena Conceição, com pouco mais de 1 ano, morreu vítima de "uma otite por ela contraída aos 6 meses de vida que degenerou numa meningite e que acabou por ser fatal”, conta Joaquim Vieira em 'Francisco Pinto Balsemão, O Patrão dos Media que foi Primeiro-Ministro'. A mãe nunca mais se terá recomposto desta tragédia razão pela qual passaria a sofrer de "crises de nervos", conforme assumiria muitos anos mais tarde o próprio Francisco Pinto Balsemão.
E é precisamente a morte desta irmã, que ele nunca conheceu, que marcaria os seus primeiros anos de vida. Francisquinho cresceu como que numa redoma de vidro. Mal podia pôr o pé fora do palacete da Lapa. Ele e os seus pais, ocupavam dois andares do grandioso imóvel. "[Na casa] habitavam, também, umas seis ou sete criadas (...). Só na casa dos meus pais havia uma cozinheira, uma criada de quartos, outra para servir à mesa e uma dedicada a cuidar de mim – roupa, banho, comida, etc. – e mais três ou quatro nos andares da minha avó,” descreveu Balsemão no seu livro de Memórias.
Não precisava de sair do palacete para nada. Tinha aulas de português, inglês e francês, e até de piano, embora sem grande sucesso. Para grande tristeza de Balsemão o tal palecete em que cresceu e que lhe proporcionou uma "infância dourada" e de onde só saiu aos 27 anos para casar pela primeira vez, foi posto à venda em 2022, por 10 milhões de euros, mas só no ano passado o negócio se concretizou.