Concha, que integra o leque de 14 netos de Francisco Pinto Balsemão, partilhou uma homenagem comovente ao avô, depois de ter feito uma longa viagem para marcar presença nas cerimónias fúnebres.
Princípio, meio e fim. Francisco Pinto Balsemão poderá ter tido uma palavra final na decisão da venda do Grupo Impresa, dona da SIC, aos italianos da MFE. Mais: o negócio deverá estar concluído até ao final deste ano, de acordo com o 'Negócios'. Entre o que acontecerá à empresa familiar e o luto pelo patriarca, os alicerces do clã vivem os seus tempos mais instáveis.
Entre negociações com o grupo da família Berlusconi e os prejuízos de milhões, o que irá acontecer a Francisco Pedro Balsemáo, que assumiu o legado do pai e que foi subindo na estrutura da Impresa até chegar a CEO, mas também dos outros filhos e da matriarca Tita Balsemão.
Oriundo de uma família abastada, Balsemão enfatizou, ao longo da sua vida, a importância de não viver à sombra da herança familiar, mas sim de construir o seu próprio caminho e mérito.
A expressão foi da própria viúva de Francisco Pinto Balsemão, que é agora o principal pilar da família e fonte de inspiração para os filhos e os netos e com um papel importante nos negócios herdados do marido.
Chegou à Impresa com 29 anos, mas quando, após a saída de Pedro Norton, decidiu candidatar-se ao cargo de CEO, admite que o pai, Francisco Pinto Balsemão, não entrou em euforias. "Chutou um bocado para canto", contaria Francisco Pedro, o mais novo de cinco irmãos, que cresceu entre o peso de "ser filho de" e o desejo de trilhar o seu próprio caminho. Tímido, admite que tinha pavor de falar em público, mas que herdou da mãe a teimosia que tantas vezes o fez dar o passo em frente. Com os quatro irmãos – de três diferentes relacionamentos do pai – diz ter atingido a harmonia familiar. "Podíamos não nos dar, andarmos aqui à cabeçada, mas damo-nos todos muito bem."
A derradeira despedida a Francisco Pinto Balsemão aconteceu esta quinta-feira, 23 de outubro, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos, numa verdadeira celebração do homem que foi o antigo primeiro-ministro e fundador do 'Expresso' e da SIC.
Com a família na primeira linha, as despedidas a Francisco Pinto Balsemão contaram com as presenças de Presidentes, primeiro-ministro, líderes políticos, gente da cultura e muitos amigos.
A missa ficou agendada para as 13h00 desta quinta-feira, 23, no Mosteiro dos Jerónimos, e será celebrada pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa Emérito, D.Manuel Clemente. O funeral está reservado apenas à família.