"Visita oficial de Sua Excelência o Senhor Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, ao Principado do Mónaco", foi desta forma que o Palácio Grimaldi anunciou a visita da primeira figura de Estado de Portugal ao Mónaco.
Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido com toda a pompa e circunstância pelos príncipes Alberto e Charléne no exterior do bonito palácio que lhes serve de residência. Mas o que chamou a atenção foi a forma demasiado efusiva e familiar com que o Presidente da República cumprimentou os seus anfitriões.
Depois de um forte aperto de mãos a Alberto, Marcelo acabou por beijar o príncipe. Depois, virando-se para a princesa, que envergava um bonito sobretudo verde, acabou por lhe beijar a mão e sacudi-la um pouco mais do que a conta. Será que o Presidente da República voltou a passar por cima do protocolo real?
"Na sexta-feira, 21 de novembro, no Pátio de Honra do Palácio do Príncipe, Suas Altezas Sereníssimas, o Príncipe Alberto II e a Princesa Charlene, receberam Sua Excelência o Senhor Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, para um dia dedicado à amizade e ao intercâmbio", lê-se ainda na partilha da Casa Real monegasca.
Que acrescenta: "Esta visita oficial é particularmente significativa: trata-se da primeira vez que um Chefe de Estado português realiza uma visita oficial ao Principado, marcando um marco simbólico e histórico nas relações entre Mónaco e Portugal."