
Um ano após a morte de Maria João Abreu [sexta-feira, dia 13], devido a um aneurisma cerebral, José Raposo abriu uma exceção para falar da atriz e ex-mulher, numa grande entrevista à 'TV Guia'. Ator não esconde que ainda está em fase de luto.
"Estamos todos. A morte da João foi um caso nacional. Era uma personalidade muito querida do público e percebeu-se isso pelo funeral, por tudo e mais alguma coisa. E eu, que a conheci bem, que é mãe de dois dos meus filhos, com quem vivi durante 23 anos, sou uma das maiores testemunhas do que ela era. A João era um ser especial, sem dúvida nenhuma. A sua morte foi uma coisa horrível, um drama enorme… Os meus filhos tinham uma ligação forte com a mãe. Também o João [Soares], o marido, obviamente. Os amigos e a família, claro, porque a João congregava essas pessoas com uma forma de estar na vida como raramente existe. A João era a verdadeira cuidadora. Essa é a palavra certa. Preocupava-se com tudo: com os pais, com os filhos, com a irmã, com os amigos. Ela é que ligava, todos os dias, a toda a gente, para saber como estavam. As pessoas que conheceram bem a João sabem ao que me refiro."
Maria João Abreu, recorde-se, morreu quando gravava a novela 'A Serra', da SIC. "Ainda hoje achamos que é mentira. Todos nós acreditamos que a João está por aí, que há de aparecer", continua a desabafar José Raposo, de 59 anos de idade, admitindo que ainda pensa na ex-mulher. "Pensamos todos. Como é que uma pessoa nova, com 57 anos, com tudo para dar, no auge da sua vida, enquanto mãe, avó, atriz, esposa do João, amiga de todos os que estavam à sua volta, morre assim? Como é possível?"
Sem respostas para esta tragédia familiar, o ator da novela 'Por Ti" cuida agora dos dois filhos, Miguel e Ricardo, que teve com Maria Joáo Abreu, com quem foi casado durante 23 anos. "Dou-lhes apoio máximo, e eles apoiam-se muito um ao outro. Desde que me separei da João, o Miguel foi uma espécie de pai lá em casa, tinha uma ligação fortíssima com a mãe (emocionado). O Ricardo também se apoiou muito nesses laços. Para eles, isto é… não encontro a palavra certa...", assume, emocionado, à mesma revista.
Na mesma grande entrevista à 'TV Guia', José Raposo volta a deixar muitas palavras elogiosas para a ex-mulher: "Para mim, para os meus filhos, para o João e os amigos, a falta dela é muito estranha. Era mesmo uma mulher especial. Vimos uma onda nacional à volta da sua morte e isso significa alguma coisa. Até a representar ela chegava aos outros de uma forma humana. Quem a conheceu proximamente, como nós, foi de facto um abalo grande. É uma perda irrecuperável, é impressionante."