'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Nacional

Dez anos depois, novos dados sobre o acidente que vitimou Angélico Vieira: "A culpa não foi dele"

As novas revelações foram feitas por José Leite, o pai de Armanda, uma das sobreviventes do trágico acidente de 25 de junho, de 2011, que roubou a vida ao cantor dos D'Zrt.
01 de janeiro de 2021 às 15:32
Milton Vieira
Milton Vieira
Filomena Vieira
Angélico Vieira
Angélico Vieira Carro
Armanda Leite
Angélico Vieira
Letra de Angélico falsificada
Hospital quer 43 mil euros dos pais de Angélico
Rita Pereira e Angélico Vieira
angélico vieira
Milton Vieira
Filomena Vieira
Angélico Vieira
Angélico Vieira Carro
Armanda Leite
Angélico Vieira
Letra de Angélico falsificada
Hospital quer 43 mil euros dos pais de Angélico
Rita Pereira e Angélico Vieira
angélico vieira

As novas revelações foram feitas por José Leite, o pai de Armanda, uma das sobreviventes do trágico acidente de 25 de junho, de 2011, que roubou a vida a Angélico Vieira – morreu três dias depois em sequência dos ferimentos, a 28 de junho, tinha 28 anos.

José Leite recordou aquela madrugada fatídica durante a conversa com Júlia Pinheiro, numa edição do programa das tardes da SIC. O pai de Armanda, e empresário, encontrava-se em Angola na altura do acidente. Assim que soube do sinistro voou para o Porto e foi já no Hospital de Santo António que soube dos pormenores do que tinha acontecido pela então namorada de Angélico.

"Quem me contou os pormenores todos do acidente foi a Anita Costa. Ela apresentou-se como a namorada do falecido Angélico", revelou o empresário. Foi emocionado que José Leite recordou os acontecimentos de há quase 10 anos.

"Eles estiveram um dia ou dois em Vila do Conde, depois foram a Espanha encontrar-se com o Augusto [Fernandes], do Auguscar. Passaram o dia juntos, na praia, andaram de jet-sky, passaram lá o dia. À noite, regressaram. O Angélico combinou com o Augusto trocar de carro. O carro em que ele andava já era emprestado pelo Augusto, da Auguscar, era outro BMW. O Angélico ia fazer uma apresentação em Santo Amaro de Oeiras e ele ia escolher entre dois carros que ele [Augusto] tinha lá, um jipe Hummer ou um BMW. Ele ia escolher um para fazer propaganda do carro. Já era hábito o Angélico andar com os carros dele e tentar vender. Isto foi o que ela [Anita Costa] me explicou que estava combinado com o Augusto".

Anita tinha ficado no Porto e não fez a viagem para Lisboa. "Ela não estava nesta viagem, porque ficou no Porto. Ela assistiu a toda esta troca de carros. Eu perguntei a que horas isso tinha acontecido e ela disse por volta das 23h30. Perguntei se tinham verificado pneus e essas coisas, e ela disse que não, que só tinham metido combustível e que arrancaram logo. O Angélico deixou-a em casa", conta o pai de Armanda.

A carregar o vídeo ...
Mãe de Angélico Viera volta a falar do carro em mau estado

Entretanto os negócios em Angola foram entregues ao filho e a um gerente para que José Leite pudesse cuidar da filha em Portugal. Acabariam por falir. Armanda ficou com sequelas graves dos ferimentos resultantes do acidente: "O lado direito, ela não mexe completamente. Nem a perna, nem o braço. Tem sequelas cognitivas, mas não aceita muito bem. Até 15 dias antes do acidente, ela lembra-se de tudo. Daí para a frente, já faltam algumas coisas".

As várias partes envolvidas acabaram numa longa batalha judicial para o apuramente de responsabilidades. José Leite acredita que houve um problema com o carro e que Angélico Vieira não teve responsabilidade no despiste que ocorreu na A1, junto ao nó de Estarreja e que acabaria por tirar-lhe a vida.

"Eu sabia que ele [Angélico] não bebia, não tinha vícios. Se se deu o acidente, algum motivo houve. Depois de ir ao local, fiquei mais descansado, porque vi logo que a culpa não foi dele. Não estou a dizer que não tivesse existido excesso de velocidade, mas sempre tive consciência que a culpa não foi dele. Para mim, foi uma falha mecânica, uma falha no carro. O acidente foi numa reta, não foi numa curva, não iam a ultrapassar ninguém… não se vê que ele tivesse andado aos 'esses', que tivesse travado… Não há nada, por isso vê-se que é uma falha do carro".

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável