
Sem nenhuns tabus, Inês Herédia, de 31 anos de idade, relembrou como viveu o período de descoberta da sua homossexualidade. "Tive uma fase em que acreditava que não era real. Achava que gostava de homens e tentava... Foi um processo violento", disse a atriz de 'Festa É Festa', em conversa com Rita Ferro Alvim, no 'podcast' 'N’A Caravana'.
Um dos maiores confidentes de Inês Herédia foi o padre Ricardo, a quem decidiu abrir o coração sobre um dos seus maiores segredos. "O primeiro grande papel do padre Ricardo foi fazer com que me conseguisse ver ao espelho, porque eu não gostava do que via." A atriz contou-lhe então, aos 20 anos, da sua homossexualidade. Já aos pais, foi por volta dos 25. "Marquei uma conversa com a minha mãe e depois com o meu pai. O meu pai já teve um enfarte e eu tinha medo... No fim, disse-me que já passou por muitos problemas na vida para saber o que é um problema. Não estava nada à espera desta reação."
A dar cartas em 'Festa É Festa', novela líder de audiências em Portugal, Inês Herédia é casada com a diretora da Plural, produtora de novelas da TVI, Gabriela Sobral, e, juntas, tomaram a decisão de terem filhos. São mães dos gémeos, Tomás e Luís, de 2 anos, e a atriz revela que a chegada de ambos foi decisiva para o sucesso da família. "Os meus filhos foram o último passo no processo de normalização da família. Tiveram um papel unificador. O meu avô ama a Gabi e tem 93 anos."
Inês Herédia sempre quis ser mãe, mas conta que, por ela, tinha esperado mais dois ou três anos. "Foi algo que sempre quisemos. Se calhar, eu teria esperado, mas não queria que a Gabi fosse mãe com idade de ser avó." O casal, recorde-se, tem 24 anos de diferença.