Orlando Costa estava em vias de ser admitido na Casa do Artista antes do seu falecimento no dia 19 de agosto. João Maria Pinto, amigo do ator, explicou que o homem por trás da famosa personagem 'Zé Gato', da série da RTP 1, sentia debilidades a nível físico.
"Ultimamente, não estava a passar muito bem, até estava para ir para a Casa do Artista. Ele também era muito rebelde. Chegou a estar internado, mas não quis ficar lá. Assinou a declaração de alta e veio-se embora", declarou João Maria Pinto à ‘TV 7 Dias’, depois de revelar que o corpo não foi autopsiado. "Ele estava preocupado com a locomoção. Via-se aflito para andar. Já lhe custava muito andar, sobretudo por causa de uma das pernas", acrescentou.
A própria instituição Casa do Artista confirmou esta versão, dizendo que a admissão iria ser combinada durante esta semana, com o pedido de ingresso a ter sido feito "no início de junho".
O ator natural de Braga ainda se encontrava no ativo na ficção nacional, tendo recentemente participado nas novelas ‘Amor Amor’ e ‘Por Ti’, da SIC