
Manuel Luís Goucha revelou que passou por "um caminho" para ultrapassar um preconceito em relação a alguns homens gays, apesar de sempre ter vivido livremente como homossexual.
A revelação aconteceu no programa 'Reset', de Bumba na Fofinha, num momento em que o apresentador da TVI estava a falar sobre o seu primeiro "fracasso" profissional.
"O primeiro fracasso, primeiro insucesso, acontece aqui neste palco quando Raul Solnado preparava em ensaios para fazer uma peça de grande sucesso chamada 'Super Silva' e eu não consegui, no tempo que me era dado, construir uma personagem", começou a contar.
"Curiosamente, a personagem era um gay, uma bicha, não gosto da palavra bicha, mas era um gay abordado pelo lado do estereótipo, caricatural, com modos amaneirados e eu não consegui fazê-lo porque eu não sou esse homossexual. Mais: eu reconheço, ao fim de muitos anos, que eu tinha um preconceito em relação a esses homossexuais e hoje eu entendo que esses homossexuais têm tanto direito de ser assim, cheios de tiques, como eu sou assado. Mas isso é também um caminho, também tive os meus preconceitos, nomeadamente em relação à homossexualidade, não que eu tivesse vergonha de ser homossexual, não que eu tivesse medo de ser homossexual, sempre me entendi a gostar de homens e nunca tive problema algum porque tornei-me independente aos 17, 18 anos", justificou.
Mas Goucha sublinhou que "havia ali um travão" que criava "um obstáculo para desenvolver a personagem", por isso foi despedido da peça.
Goucha também contou com orgulho o apoio que teve da mãe, Maria de Lourdes, quando ainda era jovem, ao revelar que era homossexual. O apresentador teve uma relação de 11 anos que ele nunca revelou o nome mas que o agredia psicologicamente, e mais tarde conheceu Rui Oliveira, com quem já tem uma relação de 25 anos. Os dois casaram em 2018.