
Nuno Homem de Sá, 59 anos, o ator e músico que é agora uma das estrelas do 'Big Brother Famosos', da TVI, deu uma grande entrevista à TV Guia, em dezembro, em que confessou terem sido curiosamente os consumos de canábis na juventude que o salvaram de ir ao fundo do poço: "Quando gravei a Vila Faia [RTP1, 1982], fumava muita canábis e dormia pouco. Quando ouço que a canábis é uma ferramenta medicinal, percebo que me andei a automedicar durante a juventude e que isso me safou de depressões."
Sendo um pai mais liberal, Nuno já fumou canábis com os dois filhos mais velhos. "Já fumei com eles, mas nunca é uma cena recreativa ou de lazer", jura, acrescentando que pisou várias vezes o risco também em matéria de consumo de drogas pesadas: "O pessoal da minha geração experimentou muitas coisas. Seria mais fácil a pergunta: ‘O que é que não experimentaste?’"
PROBLEMAS COM O ÁLCOOL
Assumindo-se como "alcoólico" mas garantindo que já não toca em bebidas com álcool há dez anos e que também não sente vontade de o fazer, Nuno Homem de Sá salienta que não gosta de se sentir "vítima" e explica a sua ligação com a canábis, que estará acima da que sente um toxicodependente em relação às substâncias de que é adicto. "A minha canábis só serve para me conectar com algo que me interessa. Ou porque tenho uma questão que quero ver resolvida. Ou porque tenho uma pergunta, ou me quero entranhar na natureza."
Nessa mesma entrevista, o ator afirma que já não fuma canábis há cinco meses e já dentro da casa mais vigiada do país, esclareceu ainda que, "antigamente, apanhava mocas", mas que agora já não consegue: "Sintonizo-me sem ajudas."