O nome de Inês Bichão foi um dos mais falados nesta segunda-feira, 12 de janeiro, tendo saltado do anonimato para as notícias e conversas de café. A razão? As acusações que a antiga assessora parlamentar fez a João Cotrim de Figueiredo, candidado à presidência da República com o apoio da Iniciativa Liberal.
Através de uma publicação nas redes sociais [entretanto apagada], a atual funcionária do Ministério dos Negócios Estrangeiros denuncia o político de assédio sexual e práticas condenáveis no trabalho: "Nunca vou esquecer as várias vezes em que bloqueei quando me disse 'Excelente trabalho, só falta abrires as pernas comigo', 'De que tipo de homens gostas?', 'Mais grossa ou mais comprida?'", acusou esta mulher.
"Não vou esquecer o que acontece às pessoas que não fazem o que ele [Cotrim de Figueiredo] quer ou que pensam diferente de si. E dos telefonemas que faz logo a seguir para minar propostas de trabalho", escreveu também Inês Bichão para acrescentar: "Que me acuse daquilo que quiser, se tiver ponta por onde pegar. Calada estive eu e assim vou continuar, porque não merece que a minha vida seja prejudicada por aquilo que ele fez. Não suporto a ideia de o ver em Belém, com o Octávio, com o Bernardo e com o Ricardo (figuras da Iniciativa Liberal)."
Cotrim de Figueiredo não demorou a reagir às acusações negando tudo: "Tive conhecimento dessa denúncia e é absolutamente e completamente falso o que essa senhora pôs a circular. Vai ser obviamente objeto de processo por difamação", garantiu o candidato presidencial que tem recolhido excelentes resultados nas sondagens a ponto de acalentar esperanças de passar à segunda volta.
Mas, afinal, quem é Inês Bichão? Natural de Viseu, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a antiga assessora da Assembleia da República [ entre 2022 e 2023] trabalha atualmente no Ministério dos Negócios Estrangeiros. A consultora jurídica e política é reconhecida pelo seu trabalho académico. Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas, com especialização em Direito da União Europeia, é também especialista certificada em Regulamentação de Alta Qualidade e analista de políticas públicas pelo London School of Economics.
Autora de dois livros, Inês Bichão já foi distinguida com o Prémio Jacques Delors de Direito da União Europeia 2024.