'
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Lourenço Ortigão não contava para nada

O ator tinha a promessa da TVI de que ia ser aposta como apresentador, mas a chegada de Cristina Ferreira acabou-lhe com o sonho. A diretora preferiu Ruben Rua, Santiago Lagoá, João Montez, Ben e Zé Lopes…
10 de julho de 2021 às 10:36
...
Lourenço Ortigão Foto: instagram
1. As audiências de ‘O Amor Acontece’, que estreou na TVI no último domingo, não são extraordinárias, mas a verdade é que deram para ganhar ao rival ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’, da SIC. Dividido em quatro episódios, o resultado mais alto do reality show de Maria Cerqueira Gomes e de Pedro Teixeira chegou a 1 milhão e 182 mil espectadores.

Deixando os números de lado, o formato tem dinâmica, está bem editado, os cenários são apelativos e o casting dos concorrentes não parece mau de todo. Se ainda é cedo para festejar seja o que for, a primeira amostra acaba por ser animadora. A ver vamos como reagirá o astuto Daniel Oliveira a este (novo) ataque de Cristina Ferreira.

 

2. Lourenço Ortigão assumiu o fim da sua ligação profissional à TVI. Entrou um garoto, para se estrear como ator em ‘Morangos com Açúcar’, saiu um homem feito, depois de muitas novelas. A ‘TV Guia’ avançou, em primeira mão, este adeus do ator em 20 de maio. Nesse preciso dia, a comunicação da estação de Queluz de Baixo tentou desmentir a notícia, num dos seus canais preferidos, acreditando que pode valer (quase) tudo, como na política. "A Cristina Ferreira olha para o Lourenço Ortigão como um rosto da estação e já tem projetos para ele, que estão a ser trabalhados… A TVI conta com o Lourenço Ortigão." Não contava nada.

Com a promessa da antiga diretora de Programas, Felipa Garnel, de que seria também uma aposta da TVI para apresentador – mantida depois pelo sucessor, Nuno Santos –, Lourenço Ortigão viu o seu sonho desmoronar-se, com a chegada de Cristina Ferreira. Afinal, a diretora de Entretenimento e Ficção preferiu dar oportunidades a Ruben Rua, Santiago Lagoá, João Montez, Ben e Zé Lopes. 


3. Luísa Ortigoso tem 63 anos e um talento enorme para representar. Vejo-a em ‘Bem Me Quer’, e é um dos bálsamos na novela da TVI. Não é capa de revistas, não é influencer – maldita praga –, não é polémica. Mas é uma grande atriz. E a Aldina, muito mais do que uma empregada da família Trindade de Sousa, longe de ser uma protagonista, está aí para o provar. Talvez seja a hora de lhe darem, nos próximos trabalhos, personagens com outra dimensão e, já agora, noutra classe social.

 

Mais notícias de Piquete de Polícia

O luto impossível

O luto impossível

A morte de Archie torna-se, neste contexto, num alerta para todos os pais, com filhos menores, no que respeita à manipulação de telemóveis e redes sociais.
‘Pôr do Sol’ é um bálsamo na televisão portuguesa

‘Pôr do Sol’ é um bálsamo na televisão portuguesa

Afinal, é possível sair da zona de conforto para fazer diferente. Já nos bastam bem os programas da manhã, da tarde e do fim de semana na SIC e na TVI serem o que são: mais do mesmo. Parabéns a todos os operários desta novela da RTP1.
A poesia na TV

A poesia na TV

A Grande Entrevista a Ana Luísa Amaral, um dia depois de morrer, é um hino à poesia, à língua portuguesa e também à televisão, que se reconciliou por uma escassa hora com o tempo pausado da literatura.
RTP1 não vai à bola com elas

RTP1 não vai à bola com elas

O futebol feminino, além de ser um grande espetáculo, está a gerar interesse, fruto da polémica. E o que fez a RTP com um produto tão valioso na mão? A lógica indicaria que alinhava a final no canal 1. Mas a RTP fez precisamente o contrário, relegando o jogo para a RTP2, e assim abdicando de audiências, de visibilidade, e colocando-se, ainda para mais, do lado errado da história.
Outra guerra!

Outra guerra!

E que ninguém duvide: a violência doméstica e o homicídio de mulheres é dos mais graves problemas da sociedade portuguesa e, por tal motivo, muito menos dele se fala, pouco se reflete e há quase um esforço coletivo para ignorar ou evitar trazer a tragédia para o debate público.

Mais Lidas

+ Lidas