Esta crónica podia chamar-se “Os novos caminhos da Ficção” que é o mesmo que falar sobre as estratégias para reconquistar público. Vamos a exemplos práticos. A TV Guia dá conta do regresso de ‘Avenida Brasil’ à Globo.
A novela de João Emanuel Carneiro é um excelente texto, ainda melhor executado e com uma realização primorosa. Não é por acaso que o seu responsável, Ricardo Waddington, está de regresso à Globo (após anos afastado) para a conduzir.
A Globo está em ressaca de um fenómeno: ‘Vale Tudo’ – remake de um super sucesso dos anos 80, que se pautou por um (novo) texto miserável mas uma promoção em rede social que abriu novas perspetivas sobre tudo o que se pode fazer nesse campo. Como se podem criar narrativas paralelas, muito eficazes, dentro da narrativa original: a novela, propriamente dita. Resultado: correu bem nas redes, correu mal na TV, rendeu patrocínios, perdeu audiências. Não chega.
Afinal, quanto vale um bom texto? É este que garante que o público “fique” e que faz a diferença. Mas é suficiente? Neste momento há três novelas de horário nobre no ar: duas clássicas, na SIC, uma com um formato que se assemelha mais a uma série do que a novela na TVI. Promoção de todas: zero. A questão é: para onde caminhamos para captar espectadores e investimento?