
Como jogador de xadrez aficionado que é, Daniel Oliveira continua a fazer contas a longo prazo e a pensar a grelha da SIC de forma metódica, preocupando-se mais com o resultado final do que com as performances individuais. O melhor exemplo é o que acontece, semana após semana, nos domingos da estação. A SIC ganha o dia, ganha o horário nobre com a informação e depois cai a pique com o seu 'Quem Quer Namorar com o Agricultor', incapaz de fazer frente ao 'Big Brother' de Cristina Ferreira. Os resultados até esse horário chegam para garantir a Oliveira a vitória no total do dia. Mas o problema está lá, no horário nobre, arrasta-se semana após semana, sem que seja encontrada uma alternativa razoável.
No último domingo, por exemplo, o 'Agricultor' da SIC foi atirado para canto, sem aviso prévio, e substituído pelo enlatado de César Mourão, 'Terra Nossa'. Funcionou? Bateu-se com o 'BB'? Claro que não. Serviu apenas para irritar os poucos espectadores que ainda seguem o 'Agricultor' e que tiveram de esperar até à 1 da manhã se é que queriam ver alguma coisinha do programa das noites de domingo.
O que se lê daqui? Vários problemas. A SIC demorou tempo demais a reagir a um fracasso. A teimosia fez com que mantivesse intocada a grelha e agora seja tarde para corrigir o que quer que seja, uma vez que a concorrência está mais do que à vontade no horário. Mais: a substituição sem anúncio, sem razão para o grande público, é sinal de desespero e faz soar campainhas. E não contente com isto, ainda há um erro extra no dia anterior – sábado – que acentua o desnorte: num intervalo de 'Terra Nossa' – desta vez no dia certo – surge uma espécie de teaser, sem razão aparente e sem que se perceba porquê, de uma série com César Mourão do streaming da Opto (SIC). Exigência da publicidade que a patrocina? Puro aproveitamento que só estraga um produto premium ao vulgarizá-lo avulso e sem explicações? Já vi relações entre estrelas e estações terminarem por menos. E já vi melhores dias, mais pensados na SIC. Por enquanto estão a ganhar, mas se isto vai por este caminho... não sei...