
Se calhar sou eu que sou ingénua, mas ainda me espanto e me indigno quando vejo algumas coisas a que normalmente se chamaria "conflito de interesses". No passado domingo, uma antiga concorrente da ‘Casa dos Segredos’ entrou no ‘Desafio Final’ e tratou de anunciar ao que ia: promover a sua marca.
Fê-lo em direto, ao vivo, ao lado de Cláudio Ramos. Sacou de um rimel – ou algo semelhante, para as sobrancelhas, mostrou o produto, disse que estava a fazer tudo isso em primeira mão – ou seja, sorte a nossa e a da TVI – e justificou que só estava ali para isso. Pelo negócio, dizemos nós.
O apresentador do programa ouviu toda esta publicidade – que se fosse paga, em horário nobre, num programa líder de audiência em canal de sinal aberto, corresponderia a milhares de euros – e nada pode fazer a não ser calar. Ainda remendou o disparate perguntado a outro concorrente se não queria promover não sei o quê, mas em tom de brincadeira. Tudo isto seria simplesmente alvo de um ralhete e um "aqui não há publicidades grátis" se não fosse olhado como algo normal.
Qualquer "Maria dos anzóis" chega a um programa de entretenimento e promove o que bem lhe apetece, misturando entretenimento com negócios e ainda sai de lá a rir-se: apareceu na televisão e prevê faturar com isso. No fundo é simples: quando o exemplo vem de cima, nada a fazer. Só assobiar para o lado.