1. Quinta-feira, 5, 18h03. A TVI envia um comunicado para as redacções a dar conhecimento de um novo programa de Fátima Lopes, com Eduardo Sá, no seu canal de cabo, denominado 'Amor em Tempo de Crise', a estrear em fevereiro, no horário das 23h00.Sexta-feira, 6, apenas um dia depois, a mesma estação emite outro texto, às 16h42, a anunciar mais um formato de Fátima Lopes, agora na TVI, '
Let´s Dance – Vamos Dançar', previsto para arrancar em abril.Fátima Lopes, que merece estas e outras oportunidades, deu a conhecer 'Amor em Tempo de Crise', segunda-feira, 9, à imprensa, e foi questionada pelos jornalistas, naturalmente, sobre 'Let´s Dance'.O que fez? Só respondeu a perguntas sobre o primeiro formato. Havia necessidade disto? Os responsáveis pela estratégia da estação – e são vários – tinham o dever de saber que o anúncio de dois programas, em dois dias seguidos, ainda por cima com a mesma profissional envolvida, é um erro de comunicação colossal.Sinceramente, quando recebi o segundo e-mail, na sexta-feira, a propósito de 'Let´s Dance' e vi a foto de Fátima Lopes, pensei que a TVI estava a anular a apresentação de 'Amor em Tempo de Crise' ou, até, por lapso, a repetir o comunicado. Puro engano. Afinal, era um programa a "comer" outro programa.Deixo uma pergunta: será que 'Danças pelo Mundo', com Tânia Ribas de Oliveira, Sílvia Alberto, Sónia Araújo, Jani Gabriel e Vanessa Oliveira, que estreia em março, na RTP1, está a obrigar a TVI a correr contra o tempo?
2. Os dois primeiros episódios de 'Ouro Verde' foram um sucesso de audiências, tendo sido o programa mais visto do dia, com uma audiência média de um milhão e meio de espetadores.Sim, já vimos esta história de vingança; sim, morreram personagens na estreia; sim, o nariz falso de Diogo Morgado é uma lástima; sim, Luís Esparteiro volta a ser vilão; sim, mas daí a começarem
a fazer o funeral à fição da TVI… vai um longo caminho. Mesmo que a SIC esteja fortíssima, hoje, nesta área.
3. Termino com mais um número: a estreia de 'Desafio Final', no domingo, dia 8, prendeu um milhão e 100 mil espetadores. Ou seja, de um momento para o outro, entre 'Ouro Verde' e este reality show, voaram 400 mil portugueses. Isto, sim, parece-me uma morte anunciada… que poucos querem ver.