
1. A TVI, sem acionistas, sem dinheiro, sem receitas e sem "patrão", está a dar muita luta à SIC, líder de audiências desde que tem Cristina Ferreira, há ano e meio. No sábado, 27, a novela ‘Quer o Destino’ foi o programa mais visto do dia, com 1 milhão e 215 mil espectadores, superando ‘Terra Nossa’, o formato de César Mourão na SIC, com 964 mil. E no domingo, 28, o ‘Big Brother’ alcançou o seu melhor resultado desde a estreia, com 1 milhão e 313 mil espectadores, ao derrotar o ‘Agricultor’, da SIC, que não chegou a 1 milhão e 200 mil.
Maior é a vitória da TVI no fim de semana se fizermos umas contas simples: no sábado, quando arrancou ‘Quer o Destino’, a herança do ‘Jornal das 8’ era a seguinte: 678 mil espectadores. Assim sendo, a novela protagonizada por Sara Barradas subiu, subiu e foi até ao 1 milhão e 215 mil espectadores. Da informação para a ficção, a estação de Queluz de Baixo ganhou, portanto, meio milhão de espectadores. Notável. Até porque na SIC, à mesma hora, o ‘Jornal da Noite’ tinha 912 mil espectadores. Veja bem, caro leitor, a diferença que existe entre os dois rivais quando sobem ao "relvado" para jogarem o que importa: o horário nobre.
Já no domingo, o principal bloco noticioso da TVI teve 865 mil espectadores. O da SIC? 1 milhão e 199 mil espectadores. Mais de 300 mil de diferença. Mas a história não acaba aqui: em Paço de Arcos, antes do ‘Agricultor’, tivemos ‘Isto É Gozar Com Quem Trabalha’. O formato de Ricardo Araújo Pereira foi visto por quase 1 milhão e meio de espectadores. Pois é, contas feitas de novo, e vemos que o reality show de Andreia Rodrigues perdeu 300 mil espectadores… enquanto o de Cláudio Ramos conquistou 400 mi.
2. A minha filha, Leonor, despediu-se em lágrimas da professora e dos colegas, via Zoom, na última aula do 4º ano. Na sexta-feira também, na RTP Memória, vi professores emocionados no adeus ao #EstudoemCasa. E lembrei-me de que esta classe, tantas vezes desprezada pelo poder político, cumpriu bem a sua missão, num mundo totalmente novo: o da TV. Sem direito a maquilhagem e cabelos cuidados e roupas patrocinadas, mas com tudo o resto que interessa: prazer em partilhar os seus conhecimentos.