- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Filhos

Deve obrigar o seu filho a comer? Não!

Nunca mais faça isso! Quem tem fome e alimentos à frente, come, diz Carlos Gonzáles, o polémico pediatra espanhol.
Por Inês Neves | 12 de janeiro de 2017 às 13:19
criança comida Foto: Flash

O seu filho faz birras porque não quer comer os legumes? Raramente come tudo o que tem no prato? Mas será que obrigá-lo a comer é bom? Não.

E quem o diz é o conceituado pediatra catalão Carlos Gonzáles. Em entrevista à Folha de São Paulo, o médico de 56 anos de idade, diz que não são os filhos que comem pouco, mas sim os pais que "têm ideias absurdas sobre o que a criança deve comer."

pub

"Todas as crianças comem o que necessitam se houver comida, excepto se estiverem doentes", explica.

Pai de três filhos, Gonzáles defende que não se deve obrigá-las a comer, jamais, por método algum, em nenhuma circunstância. Não se deve fazer promessas, dar prémios, ameaçar castigar, fazer comparações nem chantagem emocional.

Recusar fruta, vegetais, sopa ou peixe pode ser um cenário habitual em muitas famílias. E a culpa é de quem? Dos pais, claro. E por várias razões razões!

pub

Uma das principais, diz respeito à existência de alternativas na despensa. Gonzáles explica: "Os pais devem ter em casa comida saudável e dessa comida os filhos podem comer o quê e o quanto quiserem. Se a criança pede um doce e você não quer dar, então não compre."

Outra das causas, prende-se com o exemplo que os pais dão. "Existem aqueles que não comem legumes ou verduras, mas querem obrigar os filhos", aponta o pediatra. Ora, se você não as come é um sinal de que não é importante. É essa a mensagem que está a passar à criança. Logo ela também não come.

Foto: Flash
pub

Carlos González não é o típico pediatra. Foi definido pelo jornal britânico ‘The Guardian’ como "o médico que quer que os pais quebrem as regras".

Gonzáles diz que não há mal nenhum em deixar as crianças dormirem na cama dos pais, que não se deve bater nem sequer castigar os nossos filhos, e que a melhor forma de educarmos as crianças é dando-lhes amor, colo e mimos sempre que eles precisem.

Tem vários livros publicados e é seguido por milhões de pais, não só em Espanha, como na Europa e América.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub