
Yoshihiko Koga, especialista em psicofisiologia e professor na Universidade de Kyorin, em Tóquio, fez uma descoberta científica que vai deixar os mais gulosos radiantes e com água na boca.
Este cientista japonês defende que comer um gelado logo de manhã ajuda-nos a ser mais inteligentes. Yoshihiko concluiu que comer gelados ao pequeno-almoço melhora o estado de alerta, o desempenho mental e reduz os níveis de irritação dos humanos, ativando ondas cerebrais de alta frequência.
Segundo o jornal britânico Telegraph, o especialista fez vários estudos clínicos nos quais os participantes comiam gelado logo pela manhã e, de seguida, realizavam uma série de exercícios mentais num computador.
O japonês descobriu que aqueles que comiam este doce logo de manhã tinham tempos de reação melhores, bem como uma capacidade de processar informação mais apurada, do que aqueles que não comiam gelado.
Para verificar se estas reações do cérebro não se deviam apenas ao choque provocado pela baixa temperatura dos gelados, Yoshihiko Koga repetiu a experiência com água fria. Os resultados não foram iguais. O especialista acredita que o "truque" pode estar na combinação do açúcar com o frio, mas defende que são necessários mais testes para comprovar esta teoria.
Esta não é a primeira vez que um estudo sugere que uma sobremesa calórica traz benefícios ao ser consumida de manhã: uma investigadora da Universidade de Telavive, em Israel, descobriu que comer bolo de chocolate ao pequeno-almoço pode ajudar as pessoas a perder peso.
Segundo a cientista Daniela Jakubowicz, evitar doces pode criar um vício psicológico a longo prazo. Além disso, ingerir chocolate, bolachas e hidratos de carbono ao pequeno-almoço ajuda a diminuir o desejo por pratos calóricos durante o dia.