
Como não falam, os cães usam a linguagem corporal para comunicar connosco. Mas, na verdade, nem sempre os entendemos.
Para o ajudar a perceber melhor aquilo que o seu amigo de quatro patas lhe quer "dizer", trazemos-lhe um guia da linguagem corporal canina elaborado por vários especialistas na área.
LAMBERO cão é um animal muito olfativo e consegue sentir o cheiro do seu dono à distância. Mesmo assim, quando está na dúvida se conhece ou não a pessoa, ele lambe para confirmar. Outra possibilidade é que o seu cãozinho esteja atrás de afeto. Quando ganhamos um "lambeijo", é inevitável olhar e até falar com o animal. Se isso acontece repetidas vezes, o seu bicho de estimação aprende que basta lambe-lo para que você lhe dê atenção a ele.
LAMBER OS LÁBIOS DO DONO
LAMBER OS LÁBIOS DO DONO
OLHAR NOS OLHOSVocê sabia que para os cães é muito recompensador quando o dono o olha nos olhos? E esse olhar gera no animal a mesma descarga de hormonas que um carinho. Apesar de o olhar nos olhos poder ser um sinal de agressão, na maior parte dos casos, os cães ficam a olhar diretamente para os humanos para conseguir a atenção destes.
EVITA O CONTACTO VISUALAqui ele quer dizer que está desconfortável. Quando faz contacto visual com o seu cão o mais provável é que ele o olhe nos olhos durante uns segundos e depois desvie o olhar. Se ele nunca o olha nos olhos pode significar que está nervoso, pode estar sentido por o ter castigado ou pode ser sinal de que tem medo de humanos. Nestes casos, deve dar-lhe segurança ao dar-lhe mimo e falar com ele.
'CARINHA' DE CACHORRO ABANDONADOSe você não lhe está a dar atenção e ele senta-se À sua frente com esta carinha é porque quer carinho. Isso acontece porque ele aprendeu que, quando faz isso, é recompensado. Contudo, se ele faz esta carinha enquanto está a levar um raspanete ou quando você chega em casa muito irritado, está a pedir tréguas. De acordo com os especialistas em comportamento animal, é como se ele quisesse dizer: "Por favor, não precisas de te zangar".
SENTA-SE COLADO A SIO seu cão não o pode ver sentar-se que vai logo a correr sentar-se mesmo colado a si? E, às vezes, fica apoiado na sua perna e até "arranha"? Este comportamento pode ser para pedir atenção, carinho e até colo. Geralmente eles fazem isso quando já fizeram outras coisas e não surtiram efeito. Pode ser também que ele tenha aprendido que, fazendo isso, vai haver recompensa. Por exemplo, você vai-lhe dar comida, leva-o a passear, conversar, etc.
FOGE QUANDO VOCÊ APARECE COM A COLEIRASe o seu cão tentar escapar neste momento, é porque ele acha que há alguma coisa má no passeio. Um motivo muito comum é o dono puxar bruscamente a coleira quando não quer que o animal se aproxime de um determinado lugar, o que é traumático para o seu bicho. O correto é o dono observar o local antes de se aproximar com o cão e mudar de direção caso não queira que ele vá até lá, mas nunca puxar a trela, ensinam os especialistas. Gritar e borrifar água para "educar", também são atitudes prejudiciais, porque fazem com que o animal perca a confiança que tem em você.
QUANDO ABANA O RABO COM MUITA INTENSIDADEO significado desse comportamento depende da forma como o seu corpo está a reagir. Na prática, dizem os especialistas, se o cão está excitado e a abanar o rabo, é possível que esteja feliz. Mas se estiver a abanar o rabo ao mesmo tempo que as patas tremem e o olhar desvia, então pode estar a revelar algum tipo de nervosismo e infelicidade.
COMEÇA A TREMER SEM FRIOQuando o cão começa a tremer sem estar frio para tal? Não, não se trata de stress, mas sim de desconforto e de uma vontade tremenda de obter o seu próprio espaço.
SEGUE-O PELA CASAPode até parecer fofo, mas não é bom para o cão que ele o siga o tempo todo. É importante que o seu amigo de quatro patas seja independente e aprenda que não é mau ficar, de vez quando, sozinho quando, por exemplo, você vai trabalhar. Pode ser que seja da personalidade do seu cão ser carente, mas também pode ser que ele faça isso porque sabe que vai ganhar alguma coisa, como um olhar, um toque, uma fala ou qualquer outro benefício.
DORME EM CIMA DAS SUAS COISASNão pode tirar os chinelos que o seu cão corre para deitar em cima deles? Este é um bom sinal. Deitar sobre as roupas do dono mostra que ele se sente confortável e seguro para dormir ali e que gosta de sentir o seu cheiro.
FAZ XIXI EM CIMA DA SUA CAMANão entenda isso como vingança. O seu cão está a querer demonstrar que sente como se aquele espaço também fosse dele. Ele não faz isso para o provocar, pelo contrário, acha que está deixando o cheirinho dele ali.
FICA PERTO DE SI QUANDO VOCÊ ESTÁ TRISTEOs cães não entendem que estamos tristes porque conhecem os nossos sentimentos, mas sim por causa da nossa linguagem corporal, já que, quando estamos deprimidos, ficamos com expressões de tristeza, curvamo-nos e andamos mais pacatamente, mesmo sem perceber. Quando ficamos assim, ficamos mais suscetíveis a dar carinho aos nossos bichos, por isso eles aproximam-se.
NÃO FICA EXCITADO QUANDO VOCÊ CHEGA A CASAMuitos cães pulam e comemoram quando o dono chega a casa, mas, se o seu nunca fez isso, não precisa de ficar preocupado ou triste. Pode ser apenas que ele não goste muito de interação ou esteja a sentir-se seguro na caminha dele e não vê necessidade de ir até a porta. E se você tem o hábito de chegar e ir logo até a cama dele fazer-lhe umas festas, é ainda mais natural que ele não vá até a porta, porque aprendeu que vai receber a sua atenção de qualquer forma. Contudo, se o seu cão fazia uma grande festa quando você chegava à casa e agora ignora-o, é bom perceber o que se passa, pois é indicativo de algum problema.
QUANDO SE VÊ A PARTE BRANCA DO OLHOO medo é espelhado pelos cães através do olhar, mais concretamente, quando é possível ver a parte branca dos seus olhos, uma caraterística que é ainda comuns aos pássaros que estão também amedrontados. De acordo com os especialistas, os donos devem estar atentos a este fator quando o animal está na rua.
BOCEJOS EXAGERADOSQuer dizer que está stressado, pois os bocejos são muitas vezes sinal de stress. O seu cão pode bocejar de forma exagerada quando um estranho se aproxima ou quando se encontra num grande grupo de pessoas.
CORPO TENSO E CABEÇA BAIXAPode significar que está com dores. Se por outro lado o corpo está relaxado e está com uma expressão facial impaciente, pode estar a tentar receber mimos ou comida.
UM SORRISOQuer dizer que está feliz. Muitos especialistas acreditam que os cães aprenderam a sorrir porque veem os humanos a fazê-lo ou porque são recompensados quando o fazem. Seja como for, esta expressão significa que o seu cão está feliz.