
Quem tem animais de estimação acaba por ter a impressão que estes sabem exatamente que horas são, isto porque têm hábitos que se repetem sempre nos mesmo horários, todos os dias.
Tanto os gatos como cães tendem a adotar hábitos semelhantes, é normal que ao acordar o dono veja o gato ou o cão sentado na cama à espera de comida.
Segundo a médica veterinária Nathalia Fleming, não existe uma resposta definitiva sobre a perceção do tempo pelos animais.
Esta especialista revela que a perceção dos animais de estimação à passagem do tempo está na própria rotina que os donos fazem com eles, como a hora de ir à rua ou de comer.
O que se acredita é que graças ao olfato apurado, os animais aprendam a identificar o tempo em que certos eventos vão acontecer de acordo com o cheiro no ambiente. Os cães conseguem sentir o cheiro dos donos a metros de distância, fazendo com que estes percebam que ele está a chegar.
O mesmo acontece na hora de comer basta mexer no pacote da comida, que os animais vão saber que está na hora de comer pelo cheiro da comida e pelo barulho, isto porque a audição apurada dos animais de estimação também é importante. Os cães principalmente quando ouvem o dono a pegar na coleira ou ouvem os sons das chaves já sabem que é hora de ir à rua.
Na hora de dormir, os seres humanos dão indícios sem se aperceberem que estão a adormecer, tal como ao acordar, dos quais os animais se apercebem. E caso o dono em questão tenha uma rotina, o animal de estimação vai acabar por ter também.
Outro aspeto que os pesquisadores apontam é o relógio biológico dos animais, quando estes comem sempre à mesma hora, o próprio organismo deles vai acostumar-se e começa a sentir fome antes daquele horário habitual.
Muitos dos hábitos dos animais de estimação, estão ligados aos hábitos da família, não quer dizer que estes se interessem pelas horas e as saibam, mesmo que muitos tendem a acordar os donos de manhã.