Casada com o príncipe Alberto desde 2011, Charlene tem tido tudo menos um percurso convencional na família real monegasca. Dela já se disse um pouco de tudo: que sempre fez o que quis, passando longas temporadas na África do Sul, a sua terra natal, nos períodos em que a relação com o marido estava insustentável, que era uma mãe ausente, com fontes a garantirem que Jacques e Gabrielle passavam mais tempo com amas e até com a própria tia Carolina do que com a mãe, e que o casamento poderia desabar a qualquer instante perante os rumores de traições, filhos fora do casamento e outras controvérsias, que se refletiam na frieza com que o casal se tratava em pública, não se lhe conhecendo grandes gestos de afeto.
Mais, dizia-se que Charlene fazia de tudo para irritar o marido, fugindo de convenções, elegendo penteados irreverentes, e roupa que fugia ao protocolo, mas a verdade é que mesmo debaixo das maiores polémicas, a união prevaleceu sempre e, nos últimos tempos, temos visto uma princesa cada vez mais presente, ao lado dos filhos, naquele que já está a ser apelidado de 'O Triunfo de Charlene'.
Numa série de ações natalícias, a antiga nadadora sul-africana, de 47 anos, apareceu ao lado do marido e dos filhos, em imagens mais ternurentas do que o habitual, e que sugerem um renovado clima de entendimento no seio da família real, alavancada pela forte presença dos gémeos Jacques e Gabrielle, que estão cada vez mais bonitos e arrebatam todas as atenções. No entanto, e apesar de não haver mais evidências que o comprovem, a verdade é que estas imagens ajudaram a apaziguar uma casa real que raramente tem paz, e que se debate constantemente com um clima de instabilidade, principalmente no casamento dos príncipes Alberto e Charlene.
SEMPRE NA MIRA DAS CRÍTICAS
Princesa do Mónaco desde 2 de junho de 2011, dia em que subiu ao altar e jurou amor eterno ao príncipe Alberto do Mónaco, Charene continua a não conseguir conquistar os monegascos que se mostram cada vez mais desiludidos com a distância da sul-africana para com eles e para com o pequeno principado.
Uma das razões que irrita os monegascos prende-se com o facto de ela ainda não ter aprendido a falar francês embora viva no Mónaco há já 14 anos. Consideram que ela já teve tempo suficiente para ter aulas particulares para dominar o idioma do Estado que representa.
Recentemente, a princesa voltou a ser alvo de muitas críticas nas redes sociais após ter sido desafiada a dizer algumas palavras num concurso de design de equipamentos desportivos. "Obrigada pelas vossas criações e conceções. E parabéns! Bravo!" e mais não disse. Um discurso demasiado breve que acabou por parecer mal aos presentes.
Depois do vídeo deste "discurso" ter começado a circular nas redes sociais, muitas foram as reações negativas contra a princesa. "Mora no Mónaco há muito tempo e deveria dominar melhor o idioma", "Já está na hora de ela aprender o idioma do país que a acolheu!", "Aprende francês, respeita o país que te proporciona tantos privilégios", são algumas das reações dos internautas.
Esta não é a primeira vez que Charlene é criticada pelo seu francês e chega a ser comparada à rainha Mary da Dinamarca: "Mora no Mónaco e nem consegue falar francês. Mary, da Dinamarca, fala dinamarquês perfeitamente para uma australiana."