
A importância da música para nós, seres humanos, é inegável. Mas será que os nossos amigos de quatro patas gostam tanto de música como nós?
A resposta é positiva! Há estudos que sugerem que os cães gostam de ouvir música e que tocar música pode proporcionar-lhes vários benefícios fisiológicos e psicológicos.
Mas afinal que tipo de música é que mais gostam?
Alguns estudos demonstram que a música clássica diminui a ansiedade e o stress em cães. Os cães expostos à música clássica passam mais tempo a descansar e menos tempo a ladrar, uma reação oposta aos outros tipos de música ou nenhuma música.
De acordo com um estudo publicado pela Animal Welfare em 2002, a música cheia de estímulos, com muitos instrumentos, mesmo com várias melodias misturadas num volume alto, gera rejeição por parte do animal devido ao stress. Heavy e rock são, sem dúvida, os géneros musicais mais negativos para os cães.
Quer que o seu cão comece a ouvir música? Siga estes passos
Assim como outros tipos de terapia, a música também deve ser recomendada e colocada em prática por um profissional capacitado. No entanto, também pode testar os efeitos da música.
Procure colocar diferentes tipos de música para cães num volume baixo. De seguida observe a reação do seu amigo de quatro patas a cada uma delas. Algumas melodias são recomendadas até como música para os cães adormecerem.
Se a melodia for relaxante para o cão, esta vai ter influência nos estados de alerta e repouso, que são controlados pelo sistema nervoso que atua na diminuição da frequência cardíaca e na pressão arterial.
Experimente e teste no seu companheiro de casa.