
Enquanto a rainha Isabel II não larga a sua pequena carteira de mão, cuja alça curta costuma enfiar no antebraço, Kate Middleton não larga a clutch.
Mas sendo ela tão atenta às tendências e existindo tantas 'it bag' que fazem perder a cabeça a qualquer mulher, que razões esconde a duquesa de Cambridge para optar sempre por uma clutch em detrimento de uma mala mais 'trendy'?
Segundo Myka Meier, especialista em etiqueta e protocolo, a razão é bem simples: segurar a clutch com as duas mãos como o faz Kate Middleton passa a ser uma espécie de "escudo de defesa". Em eventos com muitas pessoas, a mulher do príncipe William acaba por não ter de cumprimentar todos os presentes com um aperto de mão. Um truque que ajuda a poupar muito tempo à duquesa, que apenas tem de sorrir.
Mas esta poderá não ser a única razão para Kate não prescindir deste acessório. A clutch acaba por ajudar a manter as mãos ocupadas, pois não há nada pior do que não saber o que fazer com elas quando se está muito tempo de pé num qualquer evento público.
Outra razão pode ser o facto de facilitar a vida a quem acompanha a duquesa, ou seja, sempre que Kate precisa de ter as mãos livres, é mais fácil entregar a clutch do que uma carteira maior.
Por fim, ainda há a questão do peso. Uma carteira em pele, por mais pequena que seja, é sempre mais pesada do que uma clutch. Para quem está muito tempo num evento público a questão do peso que se carrega acaba por ser determinante.