Seleção portuguesa de futebol feminino faz história ao qualificar-se para o Mundial pela primeira vez
Vitória sobre os Camarões no play-off disputado na manhã desta quarta-feira assegurou presença no maior torneio da modalidade.
A seleção portuguesa de futebol feminino selou na manhã desta segunda-feira a passagem ao Campeonato do Mundo, pela primeira vez na história. Depois de ter acabado em segundo lugar na fase de qualificação, Portugal foi forçado a disputar o play-off intercontinental frente aos Camarões, em partida disputada na Nova Zelândia.
A equipa das Quinas bateu a congénere camaronesa por 2-1 num jogo com um final emocionante, com Carole Costa a marcar o golo decisivo aos 90+3’ de grande penalidade, apenas quatro minutos após a igualdade dos Camarões. O marcador havia sido inaugurado por Diana Gomes, aos 22 minutos.
No rescaldo da partida, o selecionador nacional Francisco Neto atribuiu parte do mérito aos responsáveis na federação pelo sucesso: "Esta direção teve a ousadia, se me permitem, de colocar Portugal no Mundial e no Euro. Conseguimos concretizar esse desejo e orgulha-nos muito. Era um objetivo difícil, mas depois da mensagem do presidente [da FPF] só tínhamos de o concretizar".
Vão se multiplicando, de resto, as reações a este triunfo da seleção feminina. Por exemplo, Cristiano Ronaldo destacou o "apuramento histórico". Já o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez referência ao "passo inédito no desporto português". O primeiro-ministro António Costa também destacou o feito: "Histórico! Portugal bate Camarões e garante apuramento inédito para o Mundial de futebol feminino. Parabéns pela enorme conquista!"
Este é um momento importante no percurso do futebol feminino em Portugal, depois de duas participações consecutivas nos últimos Europeus, com a seleção a cair na fase de grupos em ambas. No Mundial que tem início em julho deste ano, com organização conjunta de Austrália e Nova Zelândia, Portugal ficou sorteado no grupo de Estados Unidos, Países Baixos e Vietname.