
Um pouco por todo o País, a situção está muito complicada com vários incêndios a deflagrar em diferentes localidades, com Ourém, Almancil e Palmela a serem alvo de maior preocupação pela proximidade das chamas às zonas habitacionais, com a consequente evacuação de pessoas e animais e muitas situações de pânico.
Os populares têm sido uma força de combate na ajuda aos bombeiros e mais autoridades da Proteção Civil. Os canais de televisão têm estado com emissões em direto a partir dos locais das ocorrências, tomando o pulso dos acontecimentos ao minuto.
No meio deste cenário caótico, uma repórter da SIC acabou por ver-se envolvida na polémica e duramente criticada nas redes sociais. A jornalista Marta Sobral estava em direto, a cobrir o incêndio de Ourém, quando protagonizou um episódio que gerou indignação por parte dos espectadores.
"Várias pessoas estão a tentar combater as chamas, nomeadamente, este senhor disse que vai buscar água num trator. É isso?", questionou a um popular.
O carro da SIC que está a estorvar o combate às chamas será retirado quando o directo terminar... pic.twitter.com/aGdiwuJSOk
— Telmo A Fernandes (@ordemespontanea) July 13, 2022
"É isso, mas tem que tirar o vosso carro ali que está a estorvar", respondeu o homem, com a repórter a avançar com a reportagem: "Muito bem, muito obrigada, assim o faremos para segurança de todos, logo que possível, logo que terminemos este direto." O direto acabou por durar mais quatro minutos e as críticas não se fizeram esperar.
"Tenho vergonha alheia", "Completa irresponsabilidade, nem sei como têm autorização quando não têm utilidade nas operações, pelos vistos só atrapalham", "A falta de noção, de respeito, de humanidade" ou "Estes repórteres só complicam, retira o carro quando acabar o direto? Eu atirava-lhe o carro encosta abaixo" são algumas das reações partilhadas nas redes.