'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Nacional

Onde pára Pedro Passos Coelho quando cai o Governo de Costa? O que mudou na vida do antigo primeiro-ministro

Antes de perder a mulher, Laura Ferreira, para a doença, o antigo primeiro-ministro fez-lhe a promessa que se mantinha afastado da política. Tem cumprido. E como vai ser o futuro?
07 de novembro de 2023 às 21:31
Padro Passos Coelho no Algarve
Padro Passos Coelho no Algarve
Padro Passos Coelho no Algarve
Padro Passos Coelho no Algarve
pub
Padro Passos Coelho no Algarve
Padro Passos Coelho no Algarve
Padro Passos Coelho no Algarve

Com o pedido de demissão de António Costa e a consequente queda do Governo Socialista, no seguimento das investigações do Ministério Público dos casos do lítio e do hidrogénio, o maior partido da oposição prepara-se para as eleições legislativas antecipadas. No PSD já se contam as armas para o embate poítico que lhes caiu no colo de forma inesperada.

Apesar da liderança estar entregue a Luís Montenegro, há um nome que durante este dia de choque para o País já foi mencionado várias vezes: Pedro Passos Coelho. Na verdade, onde anda o antigo primeiro-ministro social democrata nesta hora difícil? Aquele tantas vezes apelidado como "o mais desejado" por alguns setores do PSD.

Há alguns meses, uma sondagem da Intercampus para o CM/CMTV e 'Jornal de Negócios' mostrou Pedro Passos Coelho como o mais popular para candidato à Presidência da República (com 15,8%, à frente de Guterres, Costa e Gouveia e Melo). Mas o antigo dirigente social democrata fez uma promessa que não pode quebrar. Antes da morte da mulher, Laura Ferreira, em fevereiro de 2020, Passos Coelho garantiu-lhe que não voltaria à política até que a filha adolescente de ambos, Júlia, fosse mais crescida. Irá completar 18 anos em 2026.

A carregar o vídeo ...
A história de dor e luta da mulher de Pedro Passos Coelho

Neste verão, o ex-primeiro-ministro manteve as rotinas e passou férias em Manta Rota, Algarve, durante o mês de agosto. É assim desde que a mulher era viva. Os dois, em família, passaram ali dias de verão inesquecíveis, com as filhas. Mais de três anos após o falecimento de Laura, Pedro Passos Coelho continua a usar aliança no dedo.

A vida do antigo primeiro-ministro é atualmente dedicada à família e às aulas no ISCSP, onde ensina Princípios de Macroeconomia, Estratégia e Gestão da Empresa, Gestão Administrativa de Recursos Humanos e Economia, em licenciaturas; Processos de Decisão e Políticas Públicas, Avaliação de Políticas Públicas em três mestrados; Temas Aprofundados de Administração Pública e um seminário temático no doutoramento em Administração Pública.

Pedro Passos Coelho praticamente desapareceu dos olhos do público. "Cada vez que apareço isso põe as pessoas a olhar para o passado e não para o futuro. Não quero de todo alimentar isso ou desviar a atenção do presente", justifica. Aparentemente, o antigo político sente-se confortável nesta nova vida, onde nem sequer usa redes sociais. Aparece nas dos amigos, como Rui Baptista. O antigo assessor de Imprensa fez questão de partilhar um encontro entre os dois há poucos dias. "Encontro anual de ex-combatentes. Choque e pavor", escreveu Baptista na legenda.

A carregar o vídeo ...
Filha de Passos Coelho casou-se em segredo. Os comentários ao enlace da filha da ex-Doce e do antigo primeiro-ministro

Segundo um artigo da revista 'Sábado', o professor Passos prepara muito bem as aulas e fica entre os melhor classificados nas avaliações internas da universidade, de onde, ainda de acordo com a mesma publicação, levará para casa, de ordenado líquido por mês, entre 1.782 e 2.011 euros. 

Quando passou o testemunho a Rui Rio, em 2018, na liderança do PSD, prometeu "discrição" e garantiu que não iria andar por aí. Pelo menos até ás presidenciais, em 2016.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável