
A convenção do partido republicano dos Estados Unidos foi mais do que nunca um espaço para a família do candidato às eleições presidenciais. No rescaldo da tentativa de assassinato de Donald Trump, o ex-presidente contou com a força das suas mulheres para fazer uma mudança de imagem. A convenção de quatro dias terminou esta quinta-feira, 18, com as duas principais figuras da família de Trump, que estavam 'desaparecidas' há meses, mas que dividiram protagonismo para mostrar apoio ao rival de Joe Biden. Melania Trump e Ivanka Trump não estiveram com o patriarca da família quando ele se apresentou na prisão de Atlanta, tornando-se o primeiro ex-presidente a ter uma 'mugshot', também não estiveram com Trump quando foi condenado em Nova Iorque, mas esta quarta-feira roubaram a atenção no encerramento da convenção republicana.
A convenção de quatro dias terminou esta quinta-feira, 18, com as duas principais figuras da família de Trump, que estavam 'desaparecidas' há meses, mas que dividiram protagonismo para mostrar apoio ao rival de Joe Biden.
Melania Trump e Ivanka Trump não estiveram com o patriarca da família quando ele se apresentou na prisão de Atlanta, tornando-se o primeiro ex-presidente a ter uma 'mugshot', também não estiveram com Trump quando foi condenado em Nova Iorque, mas esta quarta-feira roubaram a atenção no encerramento da convenção republicana.
A presença de Melania Trump em particular foi um dos pontos altos para os republicanos presentes na convenção. A ex-primeira negou todos os pedidos para discursar, apesar de ser tradição que a mulher do candidato faça um discurso, mas, mesmo em silêncio, Melania chamou a atenção da imprensa internacional. "Ela é muito experiente e cultivou o misticismo da mulher misteriosa ao se esconder e, quando ela aparece, é algo muito poderoso", disse a biógrafa de Melania, Mary Jordan, citada pela 'BBC'.
"Ela não aparece com muita frequência, mas aparece quando Donald Trump realmente precisa dela", continuou.
Melania esteve apenas sentada junto do público durante a convenção, e subiu ao palco no final, onde recebeu um beijo de Trump no rosto.
Numa rara declaração no sábado, após a tentativa de assassinato de Donald Trump, Melania falou do "lado humano" do marido. "Um monstro que reconheceu o meu marido como uma máquina política desumana tentou apagar a paixão do Donald - o seu riso, a sua ingenuidade, o seu amor à música, a sua inspiração", escreveu.
"As facetas centrais da vida do meu marido – o seu lado humano – estavam enterradas abaixo da máquina política. Donald, o homem generoso e atencioso com quem estive nos melhores e piores momentos."
O regresso da filha
A filha mais velha de Trump, Ivanka, também marcou presença no encerramento da convenção republicana ao lado do marido, Jared Kushner. O casal fazia parte do grupo de conselheiros de Trump durante os anos na Casa Branca, mas estavam estranhamente distantes da campanha nas últimas semanas.
O casal fazia parte do grupo de conselheiros de Trump durante os anos na Casa Branca, mas estavam estranhamente distantes da campanha nas últimas semanas.
A neta de Trump
Uma das maiores surpresas da convenção foi o discurso de Kai Trump, uma das netas de Donald Trump, de 17 anos, que subiu ao palco no terceiro dia da convenção para fazer o seu "primeiro discurso", como definiu o pai, Don Júnior. As palavras da adolescente tentaram retratar um avô presente, que dá doces às escondidas às crianças e liga quando a jovem está no meio das aulas para saber como foi o jogo de golf.
As palavras da adolescente tentaram retratar um avô presente, que dá doces às escondidas às crianças e liga quando a jovem está no meio das aulas para saber como foi o jogo de golf.
Quando soube da tentativa de assassinato, Kai confessou ter ficado "chocada". "Só queria saber se ele estava bem. É de partir o coração alguém fazer aquilo a outra pessoa. Muitas pessoas colocaram o meu avô no inferno, e ele ainda está de pé". "Avô, tu és uma grande inspiração e eu amo-te", afirmou.
Outros membros da família Trump fizeram discursos na convenção mas passaram mais despercebidos, como as noras Lara Trump, mulher de Eric, e a noiva de Don Jr., Kimberly Guilfoyle.