Em agosto, a praia do Pego torna-se no grande ponto de encontro de gestores de topo, banqueiros ou empresários do nosso país, que continuam a escolher esta tão pacata quanto luxuosa localidade alentejana, onde todos querem viver mais devagar.
FLASH! surpreendeu Maria João Salgado na praia do Pego, que depois do colapso do BES mudou de mãos e tem agora a bandeira do JNcQUOI hasteada. Fora da área concessionada do bar de praia dos Amorim, a mulher de Salgado descontraiu na areia com uma amiga num agosto bem diferente daqueles que, nos tempos áureos, marcaram as férias dos Espírito Santo.
Juiz decretou que Maria João Bastos Salgado passa a responder em nome do marido, face à sua condição de Alzheimer e demência. Agravamento ter-se-á registado desde 2023, altura em que o antigo banqueiro começou a não reconhecer familiares diretos ou a ser capaz de sequer expressar se tem frio ao calor. Documento diz que Ricardo Salgado não sabe o que tem, reconhecer uma nota ou dizer se tem fome. O antigo dono disto tudo já não é, sequer, dono de si próprio...
Há mais de 13 anos, Ana Ribeiro, jornalista, foi reconhecida como sendo filha de Jacinto Teodósio Pedrosa. Fruto de um affair, teve de lutar na Justiça para ver o nome do pai inscrito no seu cartão do cidadão e agora está em condições de reclamar a sua parte da herança.
Durante os próximos dias, ex-banqueiro e Maria João vivem dias de luxo e fausto na Suíça, patrocinados pelo genro multimilionário, que lhes dá uma mesada de 40 mil euros. Uma lufada de ar fresco para a companheira de Ricardo Salgado, que das festas elegantes se transformou em cuidadora do antigo 'dono disto tudo' a braços com a doença de Alzheimer.
Entre os dias difíceis da irmã, doente e sem memória, a rainha emérita, de 86 anos, mostra-se incapaz de lidar com as constantes humilhações públicas levadas a cabo pelas confissões das antigas amantes de Juan Carlos, que reavivam fantasmas antigos, mas que continuam a atormentar uma desgastada Sofia.
O Tribunal Constitucional deu a machadada final num jogo de empurra responsabilidades. Condenação é mesmo para avançar, só falta escolher a prisão, ou a forma como o ex-banqueiro, doente com Alzheimer, irá cumprir pena.