Chegou à Impresa com 29 anos, mas quando, após a saída de Pedro Norton, decidiu candidatar-se ao cargo de CEO, admite que o pai, Francisco Pinto Balsemão, não entrou em euforias. "Chutou um bocado para canto", contaria Francisco Pedro, o mais novo de cinco irmãos, que cresceu entre o peso de "ser filho de" e o desejo de trilhar o seu próprio caminho. Tímido, admite que tinha pavor de falar em público, mas que herdou da mãe a teimosia que tantas vezes o fez dar o passo em frente. Com os quatro irmãos – de três diferentes relacionamentos do pai – diz ter atingido a harmonia familiar. "Podíamos não nos dar, andarmos aqui à cabeçada, mas damo-nos todos muito bem."
A derradeira despedida a Francisco Pinto Balsemão aconteceu esta quinta-feira, 23 de outubro, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos, numa verdadeira celebração do homem que foi o antigo primeiro-ministro e fundador do 'Expresso' e da SIC.
Os recentes negócios do magnata da televisão impulsionaram ainda mais a sua fortuna a poucos dias da sua morte. Estima-se que tenha deixado uma herança de cerca de 46 milhões de euros.
O chefe do Governo desafiou o líder da oposição, este respondeu fazendo finca-pé nas suas condições, as bancadas dos dois lados, quais coros gregos a prenunciarem a tragédia, apupavam e aplaudiam, à vez, cada intervenção.
Francisco Pedro Balsemão anunciou, na apresentação da grelha "outono-inverno" da SIC, uma novidade: um produto de ficção "omnicanal". O que quer isto dizer? Que 'Papel Principal', prestes a estrear, vai estar em várias plataformas ao mesmo tempo, sendo estas físicas e digitais.