'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

'Big Brother' no Parlamento

O chefe do Governo desafiou o líder da oposição, este respondeu fazendo finca-pé nas suas condições, as bancadas dos dois lados, quais coros gregos a prenunciarem a tragédia, apupavam e aplaudiam, à vez, cada intervenção.
20 de março de 2025 às 07:02
Foto: Lusa

Terça-feira da semana passada, os canais de informação, e também alguns generalistas, transmitiram, do princípio ao fim, o debate da moção de confiança do Governo de Luís Montenegro. A expectativa era elevada. Se não passasse, o Governo caía, como caiu. O desenlace foi o mais previsível, aquele para o qual todo o País estava preparado. Mas o andamento dos trabalhos na Assembleia da República provocou um crescendo de tensão e suspense, como se de um filme de Hitchcock se tratasse.

O chefe do Governo desafiou o líder da oposição, este respondeu fazendo finca-pé nas suas condições, as bancadas dos dois lados, quais coros gregos a prenunciarem a tragédia, apupavam e aplaudiam, à vez, cada intervenção. Ainda houve mais uma pausa para negociar, a qual aumentou a dúvida sobre o desfecho da votação. Por fim, inapelável, ela chegou, como se se tratasse do fim de uma peça de teatro. Assim descrita, parece uma obra de arte. Porém, o nível da linguagem e, até, a quantidade de insultos entre deputados antes, fez lembrar um episódio mal amanhado de um reality show. Passámos as últimas décadas a deixar a escola degradar-se, com as novas gerações a crescerem com cada vez menos palavras, com uma capacidade ínfima de manter a dignidade em público.

O recato da vida privada foi substituído pela exposição permanente das redes sociais, que exacerbam toda a mesquinhez humana. O debate parlamentar que fez cair Luís Montenegro foi uma metáfora perfeita da era dos reality shows e das redes sociais. Duzentas e trinta pessoas fechadas numa sala a discutirem umas com as outras. Parece o 'Big Brother'? Se calhar, é.

Programação

TVI a pedalar

Com emissões especiais dos programas de day time e das novelas em horário nobre, com o reality show em recuperação e com a informação, desta vez, a dar uma ajuda, a TVI arrancou esta semana para mais uma vitória em março. Será, possivelmente, mais apertada, mas a SIC não tem capacidade de resposta no meio do garrote financeiro em que vive.

Informação

O mundo em casa

Ao contrário de outros anos, desta vez os canais de notícias não cairão, seguramente, no erro de transformarem as suas grelhas na monocultura de política. Os espectadores descobriram o gosto de ter mais e melhor informação internacional, com programas como o de Germano Almeida no canal NOW, e ninguém está em condições de suspender a atenção ao mundo mesmo com umas eleições antecipadas no horizonte.

Audiências

A Subir

Fernando Mendes

Esta semana, ‘O Preço Certo’ teve esporádicas visitas ao horário nobre, e mostrou que pode ter sucesso noutro horário que não apenas nas 7 da tarde.

A Descer

José Eduardo Moniz

Sábado, o canal líder ficou em terceiro lugar, atrás de SIC e RTP1, com pouco mais de 11% de share. Os generalistas encolhem todos.

A Descer

Francisco Pinto Balsemão

Prejuízos superiores a 60 milhões de euros retratam a crise da empresa. Diz que “este é o ano de virar a página”. O CEO da Impresa, cada vez mais virado para o digital, usa espontaneamente metáforas da imprensa escrita. Curioso.

Saber mais sobre

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

Na linha da meta

Na linha da meta

Mesmo que volte a ganhar, a SIC não vai esquecer tão cedo a forma como perdeu o mês de setembro. É sempre preciso trabalhar até ao fim. Nenhuma vitória acontece antes da linha da meta.
Mourinho Superstar

Mourinho Superstar

A presença de Mourinho no futebol português aumenta o valor da liga, acrescenta interesse internacional, e fará necessariamente aumentar as audiências dos jogos e de todo o espetáculo em redor da competição.
TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável