Ao contrário de outros anos, a festa de aniversário do rei emérito, em Abu Dhabi, foi discreta, com as ausências do filho, Felipe VI, da nora, Letizia, e da mulher, doña Sofia.
Por detrás da postura reservada e do rigor institucional de doña Sofia, escondeu-se uma mulher marcada por angústias profundas, sobretudo nos primeiros anos de casamento, quando o futuro da monarquia espanhola parecia depender diretamente do seu corpo.
Numa tentativa de não deixar pontas soltas nem deixar nada por dizer, no seu livro, 'Reconciliação', o rei emérito acusa a nora de o ter afastado das netas e de nunca se ter esforçado por promover uma relação salutar na família, aumentando o fosso na família real espanhola, que volta a mergulhar numa densa polémica.
Nicolás da Grécia e Chrysi Vardinoyannis casaram esta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, naquele que é considerado o primeiro grande casamento real do ano. No entanto, o centro das atenções acabou por ser a rainha emérita de Espanha, Doña Sofia.
Em Espanha, 2024 ficou marcado por mais um escândalo a envolver Juan Carlos, com a divulgação das fotografias e das gravações do marido da rainha Sofia com Barbara Rey, trazendo de novo à ribalta a vida dupla do rei emérito.