Em causa está o financiamento ilegal da sua campanha presidencial de 2007 com dinheiro do Governo do então líder da Líbia, Muammar Kadafi. O desfecho deste caso e a saída do antigo presidente acabou da pior forma.
Com uma pensão vitalícia, uma casa de meio milhão, dois carros de luxo e uma conta desafogada, viúva de Pinto da Costa não voltou ao trabalho e, depois de ter passado meses à cabeceira do marido, desfruta agora de uma vida mais leve, ainda que discreta, ao mesmo tempo que se defende das investidas do enteado Alexandre.
"Felizmente, não nos aconteceu nada, embora lastimemos a ocorrência em si e as consequências graves que este acidente provocou sobre o condutor de uma das viaturas", escreveu o ex-presidente numa nota enviada à agência Lusa.
O jovem futebolista partilhava a mesma paixão pelo futebol do irmão, de quem era inseparável, e tinha terminado recentemente uma licenciatura em Gestão.
Faltam sete meses para o presidente da República se despedir de Belém e voltar a uma vida mais calma e longe de polémicas. Sobre os tão esperados dias, já disse que não o vão ouvir falar de política, enquanto há a expectativa se, longe dos holofotes mediáticos, fará ou não as pazes com o filho Nuno.
Três meses após a morte de Pinto da Costa, Cláudia Campo e o neto do portista, Nuno, são inseparáveis e aliados. Saiba o que os une nesta fase da vida.
O rei de Espanha e o presidente de Itália, Sergio Mattarella, receberam o título de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra, a mais antiga do País.