Para além de Sofia e de Leonor – nascidas do casamento do rei com Letizia Ortiz – falou-se que o monarca espanhol seria pai de uma outra menina. Uma filha ilegítima de seu nome Mencia e que seria a cara de Felipe. Fruto de um grande amor. O amor que o então príncipe das Astúrias viveu ao lado da mulher que os pais, Juan Carlos I e Sofia, recusaram receber na Zarzuela. A mulher que, embora fosse aristocrata e solteira, foi escorraçada pelos Bourbon.
É já no próximo dia 29 que Sofia atinge a maioridade e já fez saber que quer trilhar o seu próprio caminho em universidades europeias. Para trás, fica o desejo de uma formação militar, que recusou, e um futuro mais parecido com o da irmã, que a infanta não pretende seguir.
É um grito de revolta nunca visto na monarquia espanhola. Os reis foram insultados com gritos de "assassinos" e agredidos com lama e pedras pela população de Paiporta, em Valência. Apesar de tudo, mostraram coragem e não abandonaram o local.
A visita dos reis de Espanha às zonas afectadas pelo DANA terminou abruptamente depois destes terem sido recebidos com revolta pela população. Veja as imagens de Letizia a chorar coberta de lama atirada pelos protestantes.
Podemos estar a viver o fim de uma era com a mulher de Felipe VI a perder protagonismo, poder e popularidade. Os fãs da antiga jornalista da TVE acreditam que se trata de uma campanha orquestrada para que Zarzuela se livre de uma figura que nunca encantou os monárquicos. Já os detratores consideram que Letizia sai por culpa própria: pela soberba que adotou quando se tornou rainha. Já as acusações de Jaime del Burgo só aceleraram o tombo real.
A rainha de Espanha definha! Definha sob o peso do vexame público a que tem estado sujeita nos últimos meses. Com a honra na lama, Letizia Ortiz soçobra ainda mais com a falta de solidariedade do marido. O monarca não se chega à frente para colocar um ponto final nas calúnias desrespeitosas. Por tudo isto, a antiga jornalista sente-se vilipendiada fora, mas sobretudo dentro do palácio da Zarzuela.
O rei de Espanha vive dias negros com a derrocada do seu casamento. Vale-lhe o apoio que encontrou junto da mulher com a qual se viu proibido de subir ao altar por decisão dos seus pais, Juan Carlos e Sofia
O terramoto provocado pelas confidências de Jaime del Burgo tem já consequências trágicas: o casamento dos reis sucumbiu ao escândalo. Quem o garante é o biógrafo da rainha.
Aquele que é, a seguir ao seu pai, pretendente à Coroa de Portugal poderá vir a ser rei consorte de Espanha? Esse é um cenário que não é descabido, pois o filho mais velho de Dom Duarte Pio figura de uma lista dos melhores candidatos a casarem com a princesa das Astúrias, filha de Felipe VI e de Letizia Ortiz.