Na semana em que é eleito o próximo Presidente da República, Marcelo tem-se mostrado a fazer aquilo que, no fundo, é a sua essência: a conversar com as pessoas que perderam tudo nas zonas mais afetadas, deixando palavras de incentivo e também duras críticas ao Governo. A visita à Zarzuela, onde iria encontrar-se com os reis de Espanha, acabou adiada devido à situação de calamidade do País.
O Presidente da República reduziu significativamente a sua presença no meio do povo depois do escândalo das gémeas luso-brasileiras. Regressa agora... naquela que pode ser a sua última ocasião para voltar a ser visto como o 'Presidente dos Afetos'.
O Presidente da República conta as horas para a despedida do Palácio de Belém e tomar novamente as rédeas da sua vida. Entre os seus planos mais pessoais estarão resolver os respingos que as polémicas trouxeram para os seus dias, e que dividiram a família, e recuperar o prazer do contacto com os alunos. À sua espera tem uma nova e já delineada vida na Califórnia.
Numa altura em que o país escolhe o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente dos afetos despede-se de um cargo que carrega anos de um peso emocional grande, que o desgastou a todos os níveis. Desde o polémico caso das gémeas luso-brasileiras, que levou ao corte de relações com o filho Nuno, que o chefe de Estado tem perdido exuberância, contando os dias para deixar Belém. "A mágoa está na cara dele em permanência", admite o amigo Pedro Santana Lopes.
Gémeas Lorena e Maité já têm sete anos e enfrentam complexidades da doença que sofrem, a Atrofia Muscular Espinhal. A residir no Brasil, mãe deu conta dos últimos desenvolvimentos na saúde das meninas.
Daniela Martins decidiu recorrer aos tribunais por considerar que foi vítima de difamação, devassa da vida privada e até maus-tratos psicológicos a menores.
Faltam sete meses para o presidente da República se despedir de Belém e voltar a uma vida mais calma e longe de polémicas. Sobre os tão esperados dias, já disse que não o vão ouvir falar de política, enquanto há a expectativa se, longe dos holofotes mediáticos, fará ou não as pazes com o filho Nuno.
Daniela Martins quebrou o silêncio sobre o que viveu na Comissão Parlamentar de Inquérito, onde admitiu ter-se sentido desrespeitada por André Ventura. Hoje, não poupa críticas ao líder do Chega, a quem deixa uma mensagem direta.
Em entrevista à TV Guia, Daniela Martins – a mãe das gémeas luso-brasileiras que receberam o medicamento mais caro do mundo pelo SNS, falou sobre o último ano desafiante que viveu. Depois de ver a sua vida escrutinada em praça pública, começou a reerguer-se e diz que retirou do processo uma grande lição, apenas preocupar-se com o que verdadeiramente importa. Hoje a viver no Brasil, conta como está a sua vida e a das filhas, de 6 anos.
Falta um ano para o Presidente da República terminar o seu mandato e de uma coisa tem a certeza: não vai ter saudades de Belém. Ansioso por fechar este ciclo da sua vida, Marcelo já sabe o que vai fazer quando fechar a porta de Belém e nada terá a ver com política.
Mais de um ano depois de ter cortado relações com o filho Nuno, há uma mágoa a mesa pela falta de um dos elementos mais importantes. Ainda assim, Marcelo admite que espírito natalício não faltará, numa altura em que se prepara para o seu último ano enquanto Presidente da República.