Deita-se a altas horas, dorme pouco e leva sempre trabalho para casa. Com as filhas já criadas, a líder Parlamentar do PS vive de copo cheio esta nova fase da sua carreira política que a deixa mais exposta e na qual conseguiu um "casamento" de sucesso com Pedro Nuno Santos.
Já foram muito próximos mas a política tornou os dois primeiros-ministros do PSD mais distantes, a começar pelas diferenças das férias. As escolhas de Luís Montenegro e Pedro Passos Coelho.
Muito educadinho. Sempre diligente. Não dizia disparates nem banalidades quando se sentava à mesa da Concertação Social. Assim é visto o rapaz que aos 22 anos se deslumbrou com as palavras de António Guterres nos Estados Gerais do PS para uma Nova Maioria. Formiguinha trabalhadora, devorador de dossiers, foi resgatado em 2013 pelo amigo António Costa quando caiu na selvajaria parlamentar. E até pode suceder-lhe.
Excessos de velocidade apanhados por alguns dos 34 radares entre o antigo Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, e a estância turística de Maricá, a 70 quilómetros de distância, colocam o ex-advogado e ex-dirigente do PSD no local do crime, na véspera e no dia do assassinato de Rosalina com dois tiros. Depois de andarem meses e meses a investigar pistas falsas dadas pelo suspeito, como a da ficcionada Gisele, eis que o ex-político se trai e pede uma faturinha do carro alugado. Tramou-se. Os contornos de uma história que dava um "policial".
Parecia uma simples celebração da vitória eleitoral, mas na verdade era alta política. O presidente Macron, no último mandato, quer construir o mito de homem simples, do povo, decidido a unir a França e os franceses.
Há mais um político português que pode estar a caminho da prisão. Depois de Armando Vara é agora a vez de Duarte Lima enfrentar uma pena. E não é pelo crime ainda em investigação no Brasil...