25 anos depois do primeiro livro estar nas lojas, saiba tudo sobre as estrelas da Harry Potter: os amores, os vícios, os sucessos e os dramas
Um quarto de década depois de sair o primeiro livro da saga da escola de feitiçaria mais conhecida do mundo, tentámos descobrir onde param os atores que se tornaram estrelas depois de oito filmes. Uns brilharam, outros desapareceram...
Estão de volta à ficção os heróis educados em escolas mágicas. O mais recente produto chama-se, numa tradução algo tosca, 'A Escola do Bem e do Mal' ('The School For Good & Evil'). Um filme da Netflix, baseado na obra de Soman Chainani - que já contem seis volumes tendo o último livro sido lançado em 2020 - em que duas jovens, Sophie (Sophia Anne Caruso) e Agatha (Sofia Wylie) vão parar a uma dimensão onde se treinam rapazes e raparigas para um dia fazerem parte das histórias de encantar, seja no papel de heróis ou no de vilões...
De recordar que para além das duas protagonistas o filme conta com uma mão cheia de nomes da "realeza" de Hollywood: Laurence Fishburne, Michelle Yoeh, Cate Blanchett (a narradora do filme), Kerry Washington e a bela Charlize Theron... isto além de um dos novos meninos queridos do cinema e séries de televisão Kit Young...
Mas esta não é a única aventura de jovens em escolas mágicas. Há também 'The Vampire Academy' (transmitido pela rede Peacock, que em Portugal vai poder ser vista na Sky Paramount +). Esta história é baseada na obra de Richelle Mead- também já são seis volumes nesta colecção- e na série de 10 episódios já disponíveis e onde ficamos a conhecer o drama Lissa Dragomir (Daniele Nieves) e Rose Hathaway (Sisi Striger). Nesta trama juvenil, que mistura terror, magia, vampiros e mais uma série de outros seres, a história roda em torno do que terá acontecido realmente na noite em que a família de Lissa foi assassinada... e tudo o que dai advém.
Mas falamos de escolas mágicas por uma razão simples. Há 25 anos, J.K Rowlings criava 'Harry Potter'. Não foi esta a primeira escola de magia, mas a primeira a tornar-se uma fábrica de fazer milhões. Há um quarto de década chegava às lojas o primeiro livro, 'Harry Potter a Pedra Filosofal', que em 2001 era transportada para o cinema pelas mãos de Chis Colombus.
A saga de Harry Potter, o jovem feiticeiro que viu os pais morrerem pouco depois de nascer, às mãos de Lord Voldemort, não tornou apenas conhecida a autora J.K Rowlings, mas também os jovens atores que na altura entraram para a saga: Daniel Radcliffe (Harry Potter), Rupert Grint (Ron Wisley), Emma Watson (Hermione Granger) e mais uma série outros jovens que passamos aqui a enumerar: Devon Murray (Seamus Finningan), Matthew Lewis (Neville Longbottom), Tom Felton (Draco Malfoy), Alfred Enoch (Dean Thomas), James & Oliver Phelps (Fred & George Weasley), Bonnie Wright (Ginni Weasley), Katie Leung (Cho Chang) e Evanna Lynch (Luna Lovegood).
Isto no total de oito filmes! Mas onde estão eles agora? The Mag foi descobrir...
DANIEL RADCLIFFE (Harry Potter)
Quando entrou para a série de filmes 'Harry Potter', Daniel Radcliffe, com 11 anos, achava que a fama ia chegar e depois desaparecer, mas não foi o que aconteceu. Por isso, depois de 8 filmes que lhe tiraram por completo a privacidade, Daniel começou a optar por projetos mais independentes, estranhos ou de baixo orçamento. 'Cornos', 'A Mulher de Negro', 'Frankenstein', 'Beast of Burden' ou a serie 'Miracle Workers' são disso exemplo...embora muitas delas aclamada pela crítica e pelo público. Claro que de vez em quando um mega-projeto aparece, como aconteceu com 'A Cidade Perdida', com Channing Tatum e Sandra Bullock, 'Mestres da Ilusão 2' ou 'Weird: A história de Al Yankovic'.
O ator manteve-se no cinema, na televisão mas também no palco especialmente, em Londres onde já se apresentou ao mundo em várias peças de renome e muita aplaudidas, entre elas 'Equus' quando apareceu totalmente nú.
Contudo, Daniel já fez saber gostar de manter uma vida relativamente normal, e longe da ribalta. Talvez por isso ainda tenha aparecido tão poucas vezes com a namorada. Conheceu Erin Darke em 2012, mas o casal é poucas vezes fotografado junto. Garante ele, porque gostam de se manter longe dos tabloides. Contudo foi a um deles que o ator referiu ter descoberto pouco tempo depois de começar a namorar que sofria de Dispraxia, uma doença neurológica que afeta o cérebro de maneira enusitada, dificultando as mãos em algumas simples tarefas, como atar os atacadores ou escrever no telemóvel.
Seja como for, Daniel é dos atores mais vezes chamados para os talk shows ingleses e americanos devido ao seu sentido de humor, mas também por estar sempre a mostrar talentos novos: cantar em versos, fazer rap com o alfabeto ou contra histórias inusitadas que lhe acontecem especialmente quando o tentam arrastar para lojas e locais que se prendem com o mundo do feiticeiro.
RUPERT GRINT (Ron Wisley)
Apesar de ter sido uma personagem amada por todos na saga 'Harry Potter', Ruper acabaria por não ter a mesma sorte que Daniel Radcliffe. A carreira cinematográfica tem sido em filmes de baixo orçamento ou de pouca visibilidade como 'Entre Inimigos', 'CBGB' ou 'Lunáticos'. Na televisão a coisa correu melhor com papeis de protagonista nas comédias negras britânicas 'Snatch' ou 'Sick Note', ou no thriller psicológico 'Servant'. Brevemente será uma das estrelas da antologia 'Gabinete das Curiosidades', de Guillermo del Toro e do filme de terror 'Knock at the Cabin'...
Apesar disso o ator continua a ser muito amado, em especial pelo público britânico que o vê como um dos tesouros do país. Rupert, entretanto, foi pai em 2020 de Wednesday G. Grint fruto da longa relação com Georgia Groome...altura de resto quando finalmente e depois de muito ser gozado pelos colegas de Harry Potter, ter finalmente entrado para as redes sociais, nomeadamente para o Instagram- e conseguiu 1 milhão de fãs na sua página apenas 4 horas depois de ter aberto conta.EMMA WATSON (Hermione Granger)
Até 2019, a atriz era a mais bem sucedida dos protagonistas da saga Harry Potter. Quando acabou o último filme não faltaram propostas milionárias para a jovem.Mas voltando atrás. Após finalizar a série do feiticeiro mais famoso, a atriz entrou em 'A Minha Semana com Marilyn', seguiu-se 'As Vantagens de ser Invisivel', 'The Bling Ring', 'Noé', o assustador 'Regressão', e os icónicos e premiados 'A Bela e o Monstro' e 'Mulherzinhas'.
No total, a sua fortuna pessoal até 2019 estava avaliada em 85 milhões de euros e a atriz arrecadava entre 7 e 10 milhões de euros por papel, embora a estrela inglesas fosse conhecida por dar parte dos seus ganhos a diversas causas que defendia. Aliás, Emma é uma das embaixadoras da Boa Vontade, da ONU, e tem lutado não só pela valorização do papel da mulher, mas também para o fim do sexismo no local de trabalho. A atriz inclusive começou na plataforma Goodreads um grupo onde se reúnem livros que encorajem ao feminismo e a dar força ao papel da mulher na sociedade.
No total, a sua fortuna pessoal até 2019 estava avaliada em 85 milhões de euros e a atriz arrecadava entre 7 e 10 milhões de euros por papel, embora a estrela inglesas fosse conhecida por dar parte dos seus ganhos a diversas causas que defendia. Aliás, Emma é uma das embaixadoras da Boa Vontade, da ONU, e tem lutado não só pela valorização do papel da mulher, mas também para o fim do sexismo no local de trabalho. A atriz inclusive começou na plataforma Goodreads um grupo onde se reúnem livros que encorajem ao feminismo e a dar força ao papel da mulher na sociedade.
A sua mais recente atividade humanitária aconteceu em 2019 quando ajudou a lançar uma linha de apoio para mulheres que sofram de assédio sexual no local de trabalho, tendo poucos dias depois juntado-se, ao lado de outras mulheres, numa reunião do G7 (Paises mais importantes) para discutir o papel da mulher na sociedade de hoje e como protegê-la.
E fala-se muito de 2019 quando se fala de Emma Watson porque foi o ano em que esta decidiu, subitamente abandonar a sua carreira como atriz por tempo indeterminado. Rapidamente correram rumores que tinha tido problemas de saúde mental...mas esta até hoje nada confirmou. Sabe-de apenas que desde então se tem dedicado à sua nova causa, no combate às alterações climáticas no planeta.
Outros rumores explicavam que a atriz queria fugir do escrutino público depois de começar a namorar com Brandon Green, filho do controverso milionário Phillip Green. De resto sem ser este namoro apenas se conheceu outro a Emma Watson. A atriz esteve durante perto de 2 anos com Leo Robinton com quem terminou a relação de surpresa em 2021. DEVON MURRAY (Seamus Finningan)
DEVON MURRAY (Seamus Finningan)
Desde o fim da saga Harry Potter pouco ou nada se tem sabido de Devon Murray. O irlandês para além de um videoclipe com a cantora lituana Simonna, fez apenas o filme 'Damo & Ivor'... de resto, foi quando saiu esta longa metragem que o jovem, hoje com 33 anos anunciou que ia ser pai de um rapaz, Cooper fruto da relação longa com Shaninn Macaffrey Quiin. MATTHEW LEWIS (Neville Longbottom)
MATTHEW LEWIS (Neville Longbottom)
O gordinho de Harry Potter deixou todos de boca aberta quando posou em 2015 para a revista 'Atitude', em Inglaterra e mostrou os seus abdomniais. Foi ai que o nome de Matthew voltou a a deixar de ser ignorado isto apesar de entretanto já ter feito vários trabalhos dignos de nota, nomeadamente nos filmes 'Viver Depois de Ti' e 'Terminal'.
O ator, de resto, já tinha chamado a atenção na televisão sendo presença habitual nas séries britânicas como 'Bluestone 42', 'Ripper Street' ou 'Veterinário de Provincia'. Isto de qualquer maneira não o impede ser presença habitual em convenções sobre Harry Potter, onde costuma ser dos mais requisitados.
Mas quem pensa que Matthew depois de ter mostrado o físico daquela maneira estava solteiro engana-se. O ator inglês casou com Angela Jones em 2018, depois de dois anos de noivado. TOM FELTON (Draco Malfoy)
TOM FELTON (Draco Malfoy)
Se para Emma Watson e Daniel Radcliffe a fama trouxe apenas alguns dissabores para Tom Felton, que deu vida a um dos vilões da trama, Draco Malfoy, ser famoso foi definitivamente um faca de dois gumes. Se por um lado de tornou milionário- pela saga arrecadou 14 milhões de euros por apenas 35 minutos em ecrã no total- por outro a fama trouxe problema saude mental e várias adições.
Tom Felton decidiu por tudo a limpo no livro 'Beyond the Wand: The Magic and Mayhem of Growing Up a Wizard’ ('Para além da Varinha: A Magia e o Desordem de Crescer como um Feiticeiro') em que fala sobre os seus problemas de saúde mental e a luta contra o alcoolismo. De resto, foi por causa deste último que o ator se internou várias vezes em clínicas de reabilitação. Mas nem sempre correram bem. Se de uma delas fugiu apenas 24 horas depois de se ter admitido, de outra foi expulso após ter sido apanhado em posições comprometedoras com uma jovem também a fazer um tratamento.
Tom refere que foi Emma Watson que o ajudou nas fases piores e que o pôs a escrever este livro. Ter-lhe-à dito para ele não contar apenas as coisas bonitas, de como se curou, mas também as fases piores, como quando bebia sem parar e sem se aperceber do que estava a fazer. "Começava com uma cerveja e depois não acabava mais", escreve.
Segundo o ator, algo que o ajudou neste processo foi a adoção do seu cão Willow, mas nem mesmo este foi a ajuda perfeita porque só recentemente Tom se sentiu curado dos seus muitos vícios. Apesar de tudo isto o ator conseguiu manter uma carreira relativamente bem sucedida. Apesar de alguns filmes de menor sucesso o ator brilhou em 'Planeta dos Macacos: A Origem', 'Belle', 'Em Segredo', 'Um Reino Unido', 'Rex', 'Ophelia', 'Manual de Caça a Monstros' e nas séries 'The Flash' e 'Origin'.ALFRED ENOCH (Dean Thomas),
Harry Potter foi apenas a rampa de lançamento deste ator inglês fluente em português. Alfred depois da saga do feiticeiro mais famoso do mundo tornou-se uma lenda nos palcos. 'Romeu e Julieta', 'O Retrato de Dorian Gray', 'Horas de Tormenta', 'O Rei Lear' ou 'Coriolanus' são algumas das peças que ano após ano leva aos palcos ingleses e americanos.
Contudo este jovem de 34 anos, que não tem nem telemóvel nem uma smart TV, por achar que lhe "rouba tempo para ler", tornou-se ainda mais famoso depois da participação na serie 'Como Defender um Assassino', no papel do atormentado Wes Gibbons. Mais recentemente voltou á ribalta no projecto 'Foundation' da Disney +. O ator é também muito amado no Brasil depois de ter entrado no filme 'Medida Provisória' e de ter revelado estar encantado com o pais... a ponto de pensar em mudar-se para lá.
O que continua por averiguar é que é a cara metade de Enoch. Até hoje o ator nunca falou da sua vida privada, nem nunca apresentou publicamente uma cara metade. BONNIE WRIGHT (Ginni Weasley)
BONNIE WRIGHT (Ginni Weasley)
A atriz que acabou por ser o par de Harry Potter na ficção, não é das figuras mais marcantes na televisão ou no cinema como atriz... apesar de já ter participado em produções como 'After The Dark' ou 'The Sea'. Contudo é como realizadora de videoclipes que Bonnie se tem destacado tendo realizado já sete, além de três curtas metragens. Foi também em 2020 capa da revista de luxo da Times- e a modelo escolhida-, onde mostrava os locais mais apetecíveis para fazer compras pelo mundo fora.
Bonnie Wright tal como Emma Watson aproveitou ter ficado conhecida para se lançar como ativista. A atriz é uma das maiores oradoras pelo mundo fora, para chamar a atenção sobre o perigo dos plásticos no meio ambiente. Fervorosa ambientalista, é habitual ser chamada a escolas e conferências sobre o meio ambiente, nomeadamente sobre as florestas do qual é embaixadora. A atriz faz parte da 'Alianças das Florestas Humidas' e tem falado com diversos ministros e presidentes da republica sobre a preservação do meio ambiente.
A atriz de Harry Potter entretanto casou com o namorado de longa data Andrew Lococo depois de uma relação tempestuosa com o ator e cantor Jamie Campbell Bower.
KATIE LEUNG (Cho Chang)
O amor que Harry Potter se viu forçado a rejeitar, depois de o trair está dedicada ao mundo da televisão e teatro. No segundo é habitual nos palcos do West End. Mas no pequeno ecrã agora poder ser vista na Amazon Prime em 'Periférico'. Antes disso a sua carreira já tinha bastante sucesso especialmente em solo britânico com séries como 'The Nest', 'Roadkill', 'Arcane' e 'Strangers'.
A atriz tem participado em diversas manifestações e desfiles Pride- Gays e Lésbicas- mas até hoje não assumiu a sua sexulidade. JAMES E OLIVER PHELPS (Fred & George Weasley)
JAMES E OLIVER PHELPS (Fred & George Weasley)
Ter um gémeo nem sempre ajuda no mundo do cinema e televisão. Que o digam os gémeos que deram vida a Fred e George Weasley na saga de Harry Potter. Para além de algumas participações em séries menores os dois são conhecidos por terem voltado a aparecer juntos em 'Last Night in Soho'... isto além de serem figuras de destaque em todos os filmes para o parque de diversões de Harry Potter em Inglaterra.
Contudo os dois especializaram-se noutra área. Amantes de viagens os gémeos acabaram por criar um Podcast chamado 'Normal Not Normal' ('Normal Não Normal' numa traducão literal). Neste espaço que está disponível, por exemplo no Spotify, os dois discutem viagens, falam dos drama da Covid 19 e como combater os dias mais chatos, e entrevistam celebridades. De resto a maior parte dos elencos de séries de sobrenatural, feitiçaria ou super heróis costumam passar neste espaço.
James, entretanto, casou com Annika Ostle em 2016 e adotaram dois cães Jason e Tonto. Já Oliver casou com Katy Humpage em 2015, e já tem duas filhas: Autumn e Emilia. Ambos são fervorosos nas campanhas da luta contra o cancro e fazem parte da Teenage Cancer Trust (fundação para ajudar crianças com cancro) quer no Reino Unidos quer na Austrália. EVANNA LYNCH (Luna Lovegood)
EVANNA LYNCH (Luna Lovegood)
Se há quem não teve sorte no cinema ou na televisão com a participação em Harry Potter foi Evanna. A atriz contudo não está parada. Ela é das vozes mais procuradas para fazer audiobooks e no seu curriculum há mais de 20 quer como personagem quer como narradora. O teatro também a chama de vez em quando e é figura amada para participar em curtas metragens no Reino Unido.
Na televisão é conhecida em especial por ter participado no 'Dança com as Estrelas' inglês, em 2018, tendo ficado em terceiro lugar. Fora isso é conhecida pelo seu ativismo. Vegana desde os 11 anos- porque a carne a literalmente punha a vomitar- faz parte de diversas organizações na luta contra o consumo excessivo de carne e na luta contra os maus tratos dos animais nas quintas e antes do seu abate. Além disso faz parte na luta pela preservação dos Elefantes Indianos, em estado selvagem que estão a desaparecer. Outra das suas batalhas é contra as experiências feitas em animais especialmente com produtos de beleza. Isso levou-a a criar em 2018 Kinder Beauty Box uma marca de cosméticos que não testa em animais.
Outra das batalhas da atriz é a anorexia nervosa. Evanna detalha no seu livro lançado o ano passado, intitulado 'The Opposite of Butterfly Hunting: The Tragedy and Glory of Growing Up – A Memoir', como foi lutar a vida toda com anorexia tendo por vezes comportamentos auto destrutivos. O livro tornou-se um best seller no Reino Unido.