A história de conto de fadas que se transformou no maior pesadelo. Como Ana Lúcia Matos se apaixonou e se enredou numa teia de negócios obscuros e milhões
Amigos contam que nunca viram a apresentadora tão feliz como ao lado do companheiro e, como, aos poucos foram vendo a vida de Ana Lúcia mudar para um conto de fadas milionário. Agora, enfrenta a Justiça num mega processo de fuga aos impostos no valor de milhões e milhões de euros.
Em dezembro de 2018, Ana Lúcia Matos anunciava ao Mundo a notícia que mais desejava: estava grávida de uma menina, a quem chamaria Alice, numa homenagem a avó, por quem foi praticamente criada. "Nasci para ser mãe", afirmava na altura, numa publicação onde surgia já com uma enorme barriga.
Na altura, ainda poucos sabiam que a apresentadora estava apaixonada e que o amor era sério ao ponto de Ana Lúcia concretizar o grande sonho da sua vida: ser mãe. Com exceção dos melhores amigos, o então rosto da TVI dizia apenas estar a viver uma grande história de amor, sem revelar grandes pormenores sobre "a pessoa" que a fazia feliz. "De um dia para o outro, a Ana passou a andar muito apaixonada. Tinha alguém, claro, mas não dizia muita coisa sobre o namorado. Só que não era conhecido e que queriam manter a relação discreta. Mas notava-se que estava muito bem, mais tranquila".
E não foi de repente que as coisas começaram a mudar, mas entre o nascimento do primeiro e o segundo filho, que vai fazer dois anos, os mais próximos de Ana Lúcia foram percebendo que a vida dela tinha-se alterado. De repente, a apresentadora mostrava-se em viagens de sonho, com roupas das melhores marcas e em todas as fotografias que partilhava nas redes sociais era visível os luxos de que vivia rodeada. E se muitos se aperceberam dessa mudança, poucos se atreveram a questioná-la sobre o assunto. "Claro que se percebeu que ela estava com uma pessoa com dinheiro. A Ana sempre foi uma pessoa muito poupada, que estava habituada a viver com pouco. Nunca a vimos com grandes luxos. E de repente, estamos a falar de uma coisa ao nível de um jogador de futebol. Mas claro, pensámos que o marido tinha muito dinheiro e que o importante é que ela estava bem. E estava feliz. Pela primeira vez em muito tempo, tinha alguém ao lado que a fazia sentir bem e tinha os filhos. Ela sempre quis muito ser mãe e dar tudo aquilo que não teve, porque sempre foi uma pessoa muito sozinha, sem grandes ligações familiares. É uma super mãe", diz a fonte ouvida pela The Mag.
Os luxos eram, naturalmente, extensíveis aos dois filhos, que frequentavam os melhores colégios e vestiam roupas idênticas às dos filhos de Cristiano Ronaldo. Na festa do terceiro aniversário da pequena Alice, por exemplo, no jardim da luxuosa mansão onde Ana Lúcia passou a viver, havia as míticas personagens da Minnie e do Mickey a cumprimentar os convidados e dezenas de peluches dos desenhos animados favoritos da menina, que teve um dia de sonho, numa festa ao alcance de poucos.
Mas este era apenas um pormenor porque, fascinada com aquilo que estava a viver, a ex-apresentadora ia mostrando tudo nas redes sociais: viagens de jato privado, passeios de limusine por Paris, jantares nos melhores restaurantes, as 'bombas' que conduzia. "Era tudo um nível muito acima daquilo que ela estava habituada. Aliás, muito acima do que uma pessoa que viva muito bem está habituada. Estamos a falar de Porsches, viagens de luxo semana sim, semana não, de roupas extraordinariamente caras", diz a mesma fonte.
Bens que agora foram apreendidos no mega processo de corrupção em que Ana Lúcia está, em conjunto com outros 13 arguidos, envolvida. O marido é outra das pessoas acusadas de participar num esquema que envolvia a criação de uma série de empresas fictícias como forma de fugir aos impostos. Ao todo, terão lesado o estado em quantidas de faturação superiores a 2,2 mil milhões de euros.
O PRÍNCIPE ENCANTADO QUE SE TORNOU NUM PESADELO
Mas quem conhece a apresentadora garante que não foi apenas o dinheiro que a deslumbrou. Aos 32 anos, Ana queria "assentar" e ter a família com que sempre sonhou e via esse desejo cada vez mais longe. Os relacionamentos que tinha mantido até então não tinham vingado, sendo os mais conhecidos com o músico dos Expensive Soul Demo [nunca assumido] e com o DJ Ari Girão. "Mas eram pessoas que não queriam o mesmo que ela para a vida. Ela queria muito esta coisa da família e dos filhos".
Por isso, quando Max Cardoso apareceu na sua vida, Ana Lúcia não teve dúvidas de que tinha encontrado o tal. "Via-se no olhar dela que estava feliz. E depois do nascimento, tinha tudo aquilo com que sempre tinha sonhado... Mas agora está a viver um pesadelo".
Quem conhece Ana Lúcia, não tem dúvidas de que, neste momento, mais do que o que lhe pode acontecer, aquilo por que mais teme é pelos dois filhos, que podem ficar sem pai e mãe em caso de uma pena de prisão efetiva. "Ela tem uma menina de três anos e um bebé que ainda não tem dois. Ela está sempre com eles. Não trabalha e vive para os filhos. O que será feito daqueles meninos? Podem perder todo o estilo de vida a que estavam habituados e mais grave, os pais. Isto é um filme de terror".