Calma!! O verão está a acabar mas os concertos vão continuar (e são muitos). Saiba o que pode ver e ouvir na rentrée
De Caetano Veloso a Plácido Domingo. O regresso do fenómeno Zambujo/Araújo; o rock à moda do Porto e o fado em Alfama; a rainha da pop Madonna, as estreias, os consagrados e as lendas. Aqui estão todos os grandes concertos até ao final do ano.
Se é verdade que a temporada dos festivais de verão está quase a terminar (mais de 1.1 milhões de pessoas passaram pelos 15 maiores festivais em Portugal, entre junho e setembro), não menos verdade é que o fim da época estival (dia 23), não significa necessariamente o fim dos concertos, nem sequer dos espetáculos ao ar livre. Até ao final do ano são muitas as propostas para ver e ouvir, dentro e fora de portas. Numa altura em que, nesta reta final do verão, o Algarve ainda queima os últimos cartuchos com o Festival F em Faro (começou ontem e termina no sábado) e o norte com o Douro & Porto Wine Festival, em Lamego, dias 15 e 16 se setembro (UB40, Mariza, Michael Bolton ou Nick Kershaw são alguns dos nomes em cartaz) merece já especial destaque o regresso a Portugal de Caetano Veloso, ele que traz até nós o seu último disco 'Meu Coco', este sábado, domingo e terça-feira ao Coliseu de Lisboa e dias 14 e 15 ao Coliseu do Porto. Não esquecer também, ainda este mês, Woody Allen com a sua New Orleans Jazz Band - com quem toca há mais de 40 anos - dia 13 na Super Bock Arena no Porto e no dia seguinte no Campo Pequeno, em Lisboa. Esta mesma sala, recebe dia 21 Bonnie Tyler e no dia seguinte Benjamim Clementine.
.... ainda em Setembro
No início do Outono regressa à estrada o fenómeno 'Os Ujos', entenda-se a dupla Miguel Araújo/António Zambujo, eles que, lembre-se, bateram juntos o recorde de coliseus com 28 concertos e mais de 80 mil espectadores, entre 2015 e 2016. Desta feita atuam no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, nos Açores, dias 22 e 23 de Setembro, e depois, já em Outubro, na Altice Arena, em Lisboa, dias 6 e 7 e na Super Bock Arena, no Porto, entre os dias 25 e 28. Nesse entretanto, a 27 de setembro, os lendários Echo and The Bunnymen apresentam-se na Aula Magna, em Lisboa. A fechar o mês de setembro, o fado volta a tomar conta do tipico bairro de Alfama, das ruas às igrejas, das janelas às sociedades recreativas, em mais uma edição do Santa Casa Alfama. Da programação variada, entre os dias 29 e 30 de Setembro faz parte uma homenagem à grande Hermínia Silva.
Outubro
O mês de outubro também vai chegar recheado de propostas imperdíveis. Márcia canta na Casa da Música, no Porto, logo no dia 1, enquanto em Lisboa, no dia seguinte, os norte-americanos Blink-182
Nos dias 20 e 21 de outubro há festa rija na Super Bock Arena com mais uma edição do festival Rock à Moda do Porto, que privilegia os projetos nascidos na cidade invicta (Pedro Abrunhosa, Jafumega, Trabalhadores do Comércio, Mão Morta, Clã e Táxi são os nomes no cartaz este ano). E porque falamos de lendas, Rui Veloso toca no Multiusos de Guimarães a 21 de outubro e no Coliseu de Lisboa seis dias depois, a 27. E lembra-se dos Sisters Of Mercy? Pois é, a banda fundada em 1980, em Leeds (Inglaterra), que imortalizou temas como 'Temple of Love', 'More' ou 'Lucretia My Reflection' tocam dia 26 no Lisboa ao Vivo (LAV) e no Hard Club, do Porto, no dia seguinte. Já noutros registos, Salvador Sobral canta no CCB no dia 27 (o espetáculo repete a 15 de novembro na Casa da Música no Porto) e Bárbara Bandeira canta no Campo Pequeno no dia 28. Finalmente, a fechar o mês de outubro, o brasileiro Gilberto Gil apresenta-se no Coliseu de Lisboa, no dia 30 e depois no Coliseu do Porto a 2 de novembro.
Novembro/Dezembro
Para os últimos dois meses do ano, a escolha também não se avizinha nada fácil, com concertos para todos os gostos, géneros e, claro, carteiras. O melhor é mesmo começar a tomar notas. No arranque do mês de novembro os destaques maiores vão para os brasileiros Titãs (Altice Arena, dia 3) e Carminho (Coliseu de Lisboa, dia 3 e Coliseu do Porto dia 4), sendo que os concertos de Madonna, na Altice Arena, dias 6 e 7, deverão 'roubar' todas as atenções. O grande Tito Paris toca no Coliseu de Lisboa no dia 10 e uma semana depois, a 17, no Coliseu do Porto. No dia 13 arranca, também no Porto, mas na Casa da Música mais uma edição do Misty Fest, evento que decorre até dia 23 e que traz a Portugal, a várias salas do país, nomes como Wim Mertens ou John Grant, entre muitos outros. Ainda em novembro, os The Gift regressam aos Coliseus de Lisboa e Porto, dias 18 e 23, respetivamente, e a brasileira Marisa Monte volta a Portugal, primeiro para atuar dia 22 na Altice Arena, em Lisboa, e depois, dia 24 na Super Bock Arena no Porto. Não esquecer ainda, como já vem sendo hábito neste mês do ano, que dias 24 e 25 o festival Super Bock em Stock toma conta da Avenida da Liberdade, em Lisboa, com dezenas de concertos. A fechar o mês há Carolina Deslandes na Altice Arena, em Lisboa, dia 30 (repete o concerto no dia 7 de dezembro na Super Bock Arena, no Porto). Já no mês de dezembro, destaque para Nininho Vaz Maia no Campo Pequeno, em Lisboa, no dia 2, e para os alemães e muito adorados Jazznova, eles que vão andar em mini digressão por Portugal com três datas (dia 15 no Lisboa ao Vivo, dia 16 no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães e dia 17 na Casa da Música, no Porto). A 16 é dia de pesos pesados em Lisboa com os Paradise Lost na Altice Arena, e a três dias do Natal, a 22, é imperdível, o espetáculo 'Duas Vozes, Quatro Mãos' com Camané, Ricardo Ribeiro, Mário Laginha e João Paulo Esteves da Silva, no Coliseu de Lisboa.