E pronto: Abel Dias está em Nova Iorque... ao lado de Betty Grafstein e do devoto filho, Roger! Amigo revela como está a socialite, do que ela fala e quais os temas tabu
Fotógrafo teve autorização para ver a amiga na clínica de topo em que a americana está internada, em Manhattan. À The Mag conta como a encontrou e recorda a conversa que mantiveram, apesar do estado frágil inerente aos seus 95 anos. "No final, começou a ficar muito cansada", admite.
A convite de amigos, o conhecido fotógrafo de celebridades Abel Dias embarcou para uns dias de férias em Nova Iorque e, uma vez nos Estados Unidos, entrou em contacto com o filho de Betty, Roger Basile, para conseguir visitar a amiga de longa data. "Da última vez que estive no hospital com ela, em Portugal, prometi-lhe que a vinha ver a Nova Iorque, e cumpri", disse à The Mag by FLASH!, recordando o momento emotivo em que a americana o viu entrar para a visita. "Ela reconheceu-me imediatamente. Disse: 'Oh, it's you, my dear friend' (És tu, meu querido amigo)."
O reencontro acabou por acontecer na última terça-feira, dia 15, quando Abel Dias recebeu autorização para entrar na clínica de Mary Manning Walsh, onde a ex-companheira de José Castelo Branco se encontra desde que regressou aos EUA, após as queixas de violência doméstica, há cerca de quatro meses.
"Como as visitas são limitadas, não posso ir visitar a Betty sempre, mas já consegui estar com ela. Fui com uma amiga minha e encontrei-a muito bem-disposta, estava sentada numa cadeirinha de rodas e passámos uma boa meia hora a rir e a recordar histórias antigas", começou por contar à 'The Mag by Flash!', acrescentando que a americana, de 95 anos, estava muito descontraída e com um estilo casual."Não estava maquilhada e até tinha um casaco de capuz."
Durante o tempo que passou com a amiga, que conhece há mais de 30 anos, Abel Dias garante que o tema José Castelo Branco nunca foi abordado. No entanto, em conversa com o filho da americana percebeu que os processos contra o português não estão esquecidos.
"Está tudo em andamento", afirmou, referindo que também o encontro com Roger foi repleto de significado. "Já não nos víamos há mais de 30 anos, mas ele lembrava-se de mim", contou, acrescentando ter estado a mostrar fotografias antigas da mãe que ele próprio tirou a Betty quando esta residia em Portugal.
Sobre a saúde da veterna, o fotógrafo admite que, face à idade e todas as condicionantes prévias, se encontra bem e a receber os melhores cuidados, tal como TV Guia já havia noticidado, numa unidade de saúde de topo, no coração de Manhattan. "É uma clínica muito, muito simpática e o staff, enfermeiros são ótimos. A localização também é excelente, por isso a Betty não podia estar melhor entregue."
No entanto, e apesar de se encontrar estável, Abel Dias admite que a situação de Betty é merecedora de vigilância médica, devido aos vários problemas de que tem padecido, mas que a encontrou lúcida e com um discurso coerente. "É claro que, ao fim de meia hora, já estava cansada, notava-se porque o discurso ia ficando mais lento, mas é normal. E também lhe fomos dando esse tempo para que ela estivesse confortável."
Fora de questão está, por isso, a hipótese de a socialite poder regressar ao apartamento onde vivia em Nova Iorque, uma vez que, de acordo com o amigo, a sua saúde necessita de cuidados diários e especializados que não seriam possíveis de receber em casa.
O VÍDEO QUE ESTÁ A GERAR POLÉMICA
Enquanto Betty continua o seu processo de recuperação em Nova Iorque, não há, para já, avanços significativos nos processos de violência doméstica e de divórcio, o que não quer dizer que José Castelo Branco saia dos holofotes mediáticos.
Esta semana, o socialite voltou às polémicas devido a um vídeo, exibido no programa 'Noite das Estrelas', da CMTV, em que aparece em plena disputa com uma empregada do apartamento de Nova Iorque, onde morava com Betty. Nas imagens, captadas no final do ano passado, é possível ver José Castelo Branco a agredir a mulher com uma vassourada, enquando esta se tenta defender e chega mesmo a empunhar uma faca, perante a ameaça do português.
Mais uma polémica de Castelo Branco, que se mantém em Portugal, impedido de sair do país, como medida de coação do processo de violência doméstica.
Sem acesso aos passaportes, o socialite continua, para já, impedido de regressar a Nova Iorque, onde tem assuntos pendentes para resolver, nomeadamente que se relacionam com a questão de residência. Antes de vir a Portugal para o batizado da neta, quando a polémica da violência doméstica rebentou, Castelo Branco tinha a sua residência oficial em Nova Iorque, algo que corre agora o risco de perder por estar há mais de seis meses ausente do país.