O momento em que a televisão portuguesa parou! Recorde o famoso pontapé de Marco a Sónia no 'Big Brother' e como Manuela Moura Guedes tratou o assunto no 'Jornal Nacional'
A estreia dos reality shows em Portugal deu muito que falar e teve um pouco de tudo, até violência. Durante uma discussão mais acalorada, Marco Borges reagiu a quente e deu um pontapé na barriga de Sónia, que viria a ficar para a história. A notícia foi tema do principal noticiário da TVI... e a televisão em Portugal mudou a partir desse dia.
Se há momentos que ficam registados na história da televisão portuguesa, o pontapé que Marco Borges deu a Sónia Veiga na primeira edição do 'Big Brother' será seguramente um deles. Estávamos no final do ano 2000 e Teresa Guilherme liderava a estreia do formato em Portugal, com os concorrentes a irem 'às escuras' para um formato que viria a dar muito que falar.
Foi acompanhado pelos portugueses, num fenómeno de audiências que colou meio país ao ecrã, e dificilmente haverá concorrentes tão populares, e que se mostrem tão sem capas, como os daquela primeira edição, que celebrizou o Zé Maria das galinhas como o vencedor.
Antes disso, porém, a violência aconteceu na casa mais vigiada do país, com os ânimos a descontrolarem-se numa dada madrugada, quando o grupo ensaiava uma peça de teatro. Durante uma discussão mais acalorada, Marco manda calar a concorrente Sónia, que não hesita em ripostar. "Vai para a p*** que te pariu, está bem?", disse enquanto o colega perdia as estribeiras. Rapidamente esticou o pé, acertando na barriga de Sónia, que caiu de costas na cadeira em que se encontrava sentada. Foi rapidamente agarrado pelos colegas, que tentavam acalmar os ânimos, com Marco a mostrar-se enfurecido.
"Da próxima vez que disseres isso eu parto-te toda", gritava como um toiro enraivecido. Na altura, tudo era novo e o momento tornou-se viral à velocidade do ano 2000. Marco não foi imediatamente expulso da casa. Enquanto a TVI e a Endemol deliberavam uma decisão, o concorrente, que namorava com Marta Cardoso, pedia desculpa a Sónia, admitindo que se tinha excedido.
"Nunca esperei que o fizesses, acho que foi cobardia total, não tinhas nada de me ter batido. Mas se fosse ao contrário também tinhas levado um estalo", afirmava.
Horas depois, o concorrente era finalmente expulso, numa despedida de emoções fortes.
RECEBIDO NO 'JORNAL NACIONAL' POR MANUELA MOURA GUEDES
Se fosse hoje, seria de imediato montada uma emissão especial sobre o assunto, mas na altura eram precisas mais horas para reagir aos acontecimentos. Assim, e num cenário inédito, o caso chegou ao 'Jornal Nacional', conduzido por Manuela Moura Guedes, onde as imagens foram revistas e Marco teve oportunidade de se retratar. Ou seja, pela primeira vez na História da televisão portuguesa, um acontecimento num programa de entretenimento - no caso, um novo formato de reality show - era tema da informação. E a televisão começava a mudar em Portugal...
"Foi o acumular de muitas emoções, mal caí em mim apercebi-me do que tinha feito. O nosso ritmo de vida ali dentro é muito acelerado, vivemos tudo muito intensamente. Mas não sou agressivo, sou simplesmente frontal", desculpou-se, enquanto uma psicóloga analisava a atitude de Marco.
Foi um twist na televisão portuguesa e na história dos reality shows e que viria a colar-se à pele de Marco Borges para sempre. O vídeo ainda hoje continua a bater recordes de visualizações, a recordar o momento em que alguma coisa na TV mudou.
Depois do reality show, continuou a falar-se sobre o assunto, enquanto Marco e Marta Cardoso davam seguimento à sua história de amor, tendo sido pais de um menino um ano depois do reality show. Separam-se em 2005, mantendo uma amizade. Mais tarde, Marco viria a mudar-se para Angola onde constituiu uma nova família.
Os reality shows nunca mais deixaram a TVI. Big Brother foi um êxito inigualável e mantém-se até hoje.