- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Quem é o 'puto' das palestras da Cristina que mandou meio milhão à vida e descobriu uma nova vocação num retiro espiritual na Ásia

Jovem economista saltou para a ribalta pela mão de Cristina Ferreira e quer inspirar os outros a mudar de vida. Com 20 anos, já faturava milhares, mas decidiu deixar tudo porque, diz, não era feliz. Hoje, é exemplo de empreendedorismo... ainda que tenha tido os empurrões certos na hora exata.
02 de fevereiro de 2023 às 23:34
Fred Canto e Castro Flash
Fred Canto e Castro Flash
Fred Canto e Castro Flash
Fred Canto e Castro Flash
Fred Canto e Castro Flash
Fred Canto e Castro Flash
Fred Canto e Castro Flash

"Agora imaginem que têm a casa que querem, o carro que querem, a família que querem, mas todos os dias se sentem frustrados, ansiosos, stressados. Qual é que é a vossa qualidade de vida? Zero! A nossa qualidade de vida é o nosso bem-estar emocional". 

Fala rápido, encadeia umas ideias nas outras e volta e meia utiliza estrangeirismos, enquanto abre os braços para se dirigir a uma plateia que o ouve antentamente. "Fred" Canto e Castro tem estado, nos últimos meses, em destaque, por se ter tornado no 'puto'-maravilha de Cristina Ferreira, que a apresentadora colocou a falar perante 10 mil pessoas na Altice Arena a dar conselhos de vida... aos 28 anos.

pub

Mas em é este miúdo, afinal, e como chegou aqui?

O nome do jovem não era totalmente desconhecido. Já tinha aparecido aqui e ali como exemplo de empreendedorismo, depois de há uns anos, quando tinha apenas 19, e com um empréstimo generoso de 20 mil euros por parte da avó, ter decidido criar a sua própria empresa, a Sonders, uma agência de publicidade que pretendia colocar em grandes anúncios publicitários "pessoas reais". "Se uma marca quiser um modelo, ele está lá. Mas se quiser um chinês que sabe dançar samba, ele não sabe que pode fazer anúncios. Percebi que as agências não estavam a conseguir recrutar estas pessoas e pensei: 'Aqui está uma coisa à qual posso dedicar a minha vida'", disse em entrevista ao 'Observador'.

pub

O escritório começou por ser montado na casa de família - recorde-se que Fred tinha acabado de sair da faculdade de Economia (estava a tirar o curso na Universidade Nova) - e, com os contactos certos, a Sonders de Fred prosperou. Em um ano, já tinha firmado acordo com grandes marcas como Ikea e Coca-Cola e faturado qualquer coisa como meio milhão de euros, conta Fred. Com o lucro obtido, pagou o dinheiro que a avó lhe tinha emprestado com juros, tirou a empresa de sua casa - "O meu pai estava farto de ver clientes a passarem pelo jardim" - e tudo parecia estar no caminho certo, só que a vida agitada não estava a fazer o jovem feliz. E eis que, aos 22 anos, tudo muda!

Fred decide fazer uma pausa na azáfama da Sonders e partir para uma espécie de retiro espiritual que lhe acabaria por mudar a vida. Ok, não é qualquer pessoa que se pode dar ao luxo de largar tudo, de um dia para o outro, e tirar um período sabático para refletir sobre a vida num destino tão exótico como o sudeste asiático, mas Fred teve essa 'sorte', embarcou no primeiro voo... e fez-se luz!

pub

AS INFLUÊNCIAS E O INÍCIO DAS PALESTRAS

Na altura, já se interessava por tudo o que tivesse a ver com palestras motivacionais e coaching, bebendo as palavras de Richard Branson, Tony Robbins, Brené Brown, Simon Sinek - "Todos estes líderes têm convicções muito fortes e criaram movimentos com a capacidade de transformar pessoas. O objetivo máximo é compartilhar valores e lutar por uma causa".

Depois da viagem, que serviu para constatar que não estava realizado a 100 por cento, apesar do sucesso da sua empresa, decidiu criar um outro espaço completamente diferente, o Seekers Club, onde dá palestras motivacionais, masterclasses e basicamente orienta os seus clientes numa transformação interior para a mudança de vida.

"O que eu descobri foi que eu estava completamente desquilibrado na minha vida. Trabalhava 16 horas por dia, não tinha fins de semana, muitas vezes dormia no escritório, não tirava férias e não me sentia realizado".

pub

Foi o verdadeiro processo de mudança e a inspiração para ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo, com base no seu testemunho. E foi precisamente a partilhar a sua experiência de vida que viria a conhecer Cristina Ferreira, de quem se tornou próximo e que lhe deu palco para chegar a mais pessoas nas suas palestras 'Cristina Talks' - não confundir com as Ted Talks, que servem de inspiração e modelo à estrela televisiva - onde fala de combater o conformismo, mudar sem medos o que está mal e, seguindo uma frase muito usada pela estrela da TVI, "não ser apenas metade".

pub

"O que eu quero é poder provar que, de facto, é possível e está ao alcance de qualquer um, ter uma vida extraordinária e magnifica".

A MULHER QUE MUDOU A SUA VIDA

Foi também depois de regressar da viagem pela Ásia que Fred se viria a apaixonar pela atual mulher, Constança Garcez Palha. Oriundo de uma família de Cascais, cresceu com os pais divorciados e, apesar de nunca lhe ter faltado amor, Fred sonhava encontrar o seu próprio lar estável.

pub

O momento aconteceu quando regressou à sua agência, a Sonders, depois da tal viagem espiritual. "Quando eu volto e entro na empresa, ela estava de costas para mim e a luz do amanhecer estava a iluminá-la. Eu entro, a pessoa vira-se e era a Constança", explica Fred, que entendeu aquilo como um sinal.

Fred Canto e Castro e Carlota Flash
Fred Canto e Castro e Carlota Flash
Fred Canto e Castro e Carlota Flash
Fred Canto e Castro e Carlota Flash
Fred Canto e Castro e Carlota Flash
Fred Canto e Castro e Carlota Flash
Fred Canto e Castro e Carlota Flash
Fred Canto e Castro e Carlota Flash

"Na altura, não estava muito realizado com a minha vida, apesar de, profissionalmente estar tudo a correr bem, sentia que me faltava alguma coisa. Por isso, fui para a Ásia. Viajei durante dois meses, à procura da minha resposta, de me encontrar. Uma das coisas que pensei foi "Quero ter uma namorada.". Sentia que tinha muito amor para dar e queria ter alguém com quem partilhar a minha vida. Quando voltei, ela estava na Sonders, a trabalhar para mim. Nem sequer tinha sido eu a contratá-la. Comecei a sentir um interesse por ela, mas tentei lutar contra o meu impulso de fazer alguma coisa em relação a isso. Mais tarde, tivemos um fim de semana de equipa, e aí, apaixonei-me  completamente", explicou, acrescentando que na altura se debateu entre a paixão e fazer aquilo que estava certo em termos éticos. "Depois veio a decisão difícil: Por um lado, a minha ética profissional dizia que era errado ter uma relação com uma colega de trabalho; por outro lado, a paixão estava a crescer. Tomei uma decisão que, para mim, foi 100 vezes mais difícil do que montar a Sonder:  Fui falar com ela. O resto, é uma longa história, mas resumindo: valeu a pena. Ela disse que sim!".

pub

Os dois casaram-se e Fred não tem dúvidas de que o amor por Constança lhe trouxe a felicidade que faltava à sua vida. Juntos, partilham a paixão por palestras motivacionais, o inconformismo e a vontade de deixar marca no mundo, o que Fred tenta agora através dos palcos em que se propõe a discursar. Tímido na vida pessoal, diz que se transcende nas multidões e não tem medo desta nova fama que Cristina lhe trouxe. Aliás, até já tem um 'masterclass' grátis agendado para daqui a uns dias. Online claro, para ser ainda mais acessível. Afinal, para Fred, tudo é possivel, que é o mesmo que dizer que o céu é o limite...

pub
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub