_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
The Mag - The Weekly Magazine by FLASH!

Quem são estas miúdas giras que se fartam e que ganham milhares com as marcas? Apresentamos as 'Portuguese girls'

Vicky Montanari, Caetana Botelho Afonso, Mafalda Patrício ou Sara Baceiredo são algumas das influenciadoras que as grandes marcas mundiais adoram pelo seu estilo colorido, despojado e, sobretudo, inteligente de tirar da vida o melhor que ela tem para oferecer. São conhecidas além fronteiras' como 'portuguese girls'. Nós mostramos e explicamos porquê.
Por Rute Lourenço | 10 de julho de 2025 às 22:10
Influenciadoras portuguesas ditam tendências de moda com cores e padrões vibrantes Foto: Flash

No passado fim de semana Vicky Montanari foi uma das convidadas de Paula Amorim e Miguel Guedes de Sousa para um evento premium na Comporta. A Fashion Clinic, propriedade da presidente do conselho de administração da Galp Energia, abria as portas da sua loja na Comporta - a casa mãe é na avenida da Liberdade, em Lisboa - à Dolce & Gabbana , para uma mostra de 'home furniture' e colecção verão 2025 que se tornaria um evento-festa, com jantar à porta fechada só para amigos e clientes. Vicky, com 1,1 milhão de seguidores na conta de instagram e que é presença assídua na revista espanhola Hola!, identificada como uma 'portuguese girl' pelo seu lifestyle forma divertida, colorida e cheia de estilo de se apresentar, marcou presença no evento, ao lado do noivo e de amigas.   

pub
Mulher posa com vestido estampado, colar e mala preta Flash
Vista da praia com passadiço de madeira e vegetação Flash
Condutor com camisa "Je ne sais quoi" explora estrada florestal Flash
Mulher com vestido colorido junto a veículos todo-o-terreno Flash
Apresentação de bebidas JNcQUOI para acompanhar a refeição Flash
Mulher posa com calças aos quadrados, blusa amarela e mala de praia "AMI Paris" Flash

Mas o que são as Portuguese girls, afinal?  O que é que estas raparigas têm em comum? O facto de residirem em Portugal, de terem milhares de seguidores e serem responsáveis por colocar no mapa da moda o termo ‘Portuguese Girls’.

Tudo começou com Vicky Montanari, uma italo-brasileira, residente em Lisboa, que enlouqueceu as redes sociais com um estilo multi-colorido, assente em padrões fora da caixa e que, de repente, fazia as combinações mais inusitadas resultar. Ao definir o seu estilo como ‘portuguese girlie’ deu o pontapé de saída para uma nova tendência que se tornaria viral e que lançaria uma série de outras influenciadoras portuguesas para a ribalta.

pub

Nomes como Caetana Botelho Afonso, Mafalda Patrício ou Sara Baceiredo passaram, de repente, a somar milhares de seguidores no Instagram e se os nomes nada lhe dizem, saiba que elas tornaram-se um fenómeno mais internacional do que propriamente português.

pub

Em Espanha, os looks de Vicky e companhia são copiados até à exaustão, com títulos sugestivos como ‘Saiba como se vestir como uma Portuguese Girl’, com lições de estilo: as cores querem-se vibrantes e a combinação entre top e calças não é suposto ser convencional, há espaço para óculos de sol inusitados e sapatos que normalmente não fariam grande sucesso. Riscas, flores, xadrez, tudo é válido para impressionar na nova trend que está a ultrapassar o famoso estilo das parisienses.

Para Caetana Botelho Afonso, uma das chicas lusas que mais sucesso fazem em Espanha, o estilo define-se pela ausência do medo de arriscar. “É muito marcado por um mix de cores, texturas e padrões, e é isso que o torna tão especial e único”, afirmou a jovem que partilha com as restantes ‘Portuguese Girls’ um novo conceito de estilo assente numa personalidade muito vincada e que relança Portugal para o esplendor da moda europeia.

pub

pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub