Se ela quiser beijar, beija! Todas as loucuras de Alexandre Lencastre, uma mulher livre, que só faz o que lhe apetece
Atriz foi apanhada aos beijos com Igor Marchesi na gala da TVI, numa paixão que terá sido fruto do calor do momento. Uma espécie de imagem de marca para a diva das novelas que vive a mil, numa espécie de tudo ou nada que faz com que, aos 59 anos, continue a acreditar no amor!Em conversa com Manuel Luís Goucha, a filha mais velha de Alexandra Lencastre, Margarida Bakker, resumiu bem aquilo que é ser filha da diva do cinema e das novelas: ela vive a mil e nem sempre é fácil acompanhar esse ritmo, esse turbilhão de emoções constante. No entanto, essa característica fará também parte do charme da atriz que, aos 59 anos, não é uma cópia de ninguém, vive de acordo com as suas próprias regras e, acima de tudo, não deixa de fazer o que quer que seja por ser ter uma vida mais exposta e ser uma figura mediática.
Na última gala da TVI, foi fotografada aos beijos com o ator brasileiro e ex-concorrente do reality show 'Dilema', Igor Marchesi, no exterior do Casino Estoril, num clima de cumplicidade que surpreendeu todos os presentes. Tanto que ninguém sabe ao certo qual a natureza da relação e se aquilo que os une foi mais do que o fogo do momento. Provavelmente, não, até porque esta troca de beijos e espontaneidade são uma imagem da diva da TVI, que no programa 'Dança com as Estrelas', por exemplo, tornou famosos os beijos a José Carlos Pereira, ou até mesmo com a atriz Kelly Bailey.
No entanto, o último romance que assumiu publicamente foi em 2021 com Nuno Oliveira e tão depressa como apareceu a seu lado numa gala dos Globos de Ouro rapidamente deixámos de ouvir falar nele. Mas os desgostos, as tensões, as traições e as tristezas não a tornam descrente no amor, porque ela assume ser uma eterna romântica, que só sabe viver desta maneira. "Continuo a acreditar no amor nas suas diversas formas. E acredito no casamento. Não tem de ser para sempre, mas qualquer casamento pode ser feliz, dure menos ou mais tempo", confidenciou, acrescentando que, com o tempo, se tornou muito mais exigente e admite ter pouca paciência para homens muito mais novos.
"Tinha rapazes novos atrás de mim, mas rapazes novos não quero, acho sempre que cheiram a chulé. Depois penso nas minhas filhas, e eles podiam ser meus genros. Não tenho planos nenhuns, ainda não cheguei às aplicações, mas gostava de começar um novo amor este ano", disse, afirmando, no entanto que as duas filhas não são da mesma opinião. "Adoram que eu seja solteira".
O desprendimento de Alexandra e a facilidade com que fala abertamente sobre questões do amor podem levar a que se pense em alguém com uma auto-estima elevada e de bem com a vida, mas a atriz já referiu várias vezes que é uma alma em ebulição e que encontrar o seu próprio equilíbrio não é fácil. "Eu e o espelho não somos muito amigos. Ainda não olho para o espelho", referiu recentemente depois de ter perdido 12 quilos e de ter sido questionada sobre a forma como a nova imagem a fazia sentir.
Com tendência para sofrer demais e amar na mesma medida, Alexandra diz que com ela não há meio-termo e que a vida tem sido uma aprendizagem no sentido de, muitas vezes, se refrear, algo que admite ter até aprendido com as próprias filhas. " “Sou uma mulher muito emocional e com tendência para sofrer demais. Neste momento, estou numa fase mais sensível, e continuo a ser uma eterna romântica… Muitas vezes, até as minhas filhas me repreendem pela minha forma de ser e de sofrer. Sei que, com esta idade, tenho de me proteger mais", disse à 'Caras', reforçando que é difícil estabelecer o seu ponto de equilíbrio.
"Continuo à espera de um novo amor, mas de uma forma muito mais tranquila. Dantes, vivia essa situação com uma grande ansiedade, porque via os anos passarem a correr e sentia que havia cada vez menos hipóteses. Como não tenho jeito para pessoas mais novas [risos], sentia que o leque de possibilidades estava cada vez mais fechado. Nessa fase, vivi uma grande crise, questionei muitas das opções feitas no passado e até mesmo a minha própria personalidade, que sempre me fez ir atrás do coração e não da razão. Hoje, estou sozinha, mas procuro o amor na amizade, o amor maternal, o amor filial. Se me sinto derrotada? Sim, a verdade é que me sinto derrotada… mas a esperança é a última a morrer!”.
OS ROMANCES MAIS MEDIÁTICOS
Alexandra Lencastre foi casada com o produtor Piet Hein Bakker, com quem teve duas filhas, e antes disso viveu também um dos seus relacionamentos mais mediáticos, com o também ator Virgílio Castelo, num amor que esteve longe de ser pacífico, explicado por palavras da própria. "Fazia-lhe a vida num inferno. Ele estava numa fase de vida de libertação, tinha-se divorciado, tinha uma filha pequenina e queria sair, dançar. E eu queria casar e ter filhos. Ele já não me podia ver à frente", desabafou.
Depois disso, Alexandra viveria ainda dois namoros públicos e algo polémicos, com o fotógrafo António Gamito e com o empresário Paulo Ferreira, que a deixou com o coração partido. Desde então, tem tido a sua quota parte de romances, mas sido bastante mais cautelosa na hora de os assumir publicamente.