
As voltas que a vida dá. Em 2021, Cristina Ferreira pensava entregar um papel de protagonista na novela ‘Festa é Festa’ a Francisca Cerqueira Gomes, mas caiu ‘o Carmo e a Trindade’. Acusaram-na de favorecimento, de só ter pensado nela por ser filha de Maria Cerqueira Gomes e Kika, como é tratada, acabou por ficar com uma personagem irrelevante. Na altura, a polémica fez mossa numa miúda que estava a começar a sua carreira e aprenderia da pior maneira que o ‘background’ familiar tem dois lados e que o negativo pode ser devastador.
O sonho da televisão foi ficando pelo caminho, mas na moda Kika tornou-se imbatível. As campanhas de biquínis catapultaram-na para a fama mas, claro, dificilmente teria atingido o nível mediatismo dos dias de hoje se, pelo caminho, não se tivesse apaixonado por um milionário.
Kika, filha do piloto Gonçalo Gomes e da apresentadora da TVI, já vivia bem. Cresceu num meio desafogado e com um estilo da vida acima da média, no entanto o terreno em que hoje se movimenta é todo um outro patamar. Ao lado de Pierre Gasly – piloto de Fórmula 1 da Alpine, que ganha perto de 12 milhões de euros por ano – passou a viajar de jato privado, a fazer férias nos hotéis mais exclusivos e quando, no ano passado, publicou uma fotografia da toalha estendida numa praia privada na Austrália mesmo ao lado do helicóptero que a deixou lá, já poucos se surpreendiam porque assim é a nova vida de Kika ‘no país das maravilhas’.
Hoje, aos 22 anos, provavelmente o episódio da TVI só lhe dará vontade de rir perante aquilo que a sua vida então lhe entregou. Entre a sua beleza exótica, o talento para a moda e o glamour que o namoro com Gasly lhe dá, já soma 1 milhão de seguidores nas redes sociais, onde só se associa a marcas que vão de encontro ao seu novo estatuto. Segundo informações recentes, a jovem modelo já cobra perto de 20 mil euros por publicação no Instagram, que ela gere com mestria, não fosse Kika também formada em Marketing.
Terminou o curso em Paris, onde estagiou numa empresa de Colagénio e continuará a investir na sua formação, ao mesmo tempo que vai conciliando a realidade entre França e o Mónaco, onde vive com o namorado e é convidada para as festas mais exclusivas. Entre desfiles da Gucci, eventos da Givenchy e festas da Tag Heur, Francisca tem um porte e elegância naturais, que fazem com que case na perfeição com os acontecimentos mais prestigiados. Tanto que o que parecia improvável aconteceu: há muito que já superou o mediatismo da mãe, de quem é inseparável, apesar da distância física que se impôs entre as duas.
UMA AMIZADE DE QUASE IRMÃS
Atualmente, o nome de Maria Cerqueira Gomes é quase indissociável do da filha mais velha, Francisca, que se tornou num fenómeno nas redes sociais e dobrou o mediatismo devido ao romance com o milionário piloto de Fórmula 1 Pierre Gasly.
A apresentadora foi mãe muito nova, quando tinha apenas 19 anos, e hoje, são mais os anos que leva ao lado de Kika do que sem ela, em algo que se traduziu numa cumplicidade sem limites. Com belezas e idades parecidas, é fácil serem quase confundidas como irmãs, e a relação de cumplicidade dá força a essa realidade.
No entanto, Maria não esconde que antes de tudo é mãe. Que se preocupa quando a filha não está por perto, ainda que prefira vê-la fora de Portugal, onde mais oportunidades se estendem aos seus pés. Isto apesar da dor de não a poder mimar diariamente, porque entre elas há uma ligação umbilical. Durante muitos anos, foram só as duas, com Kika a crescer com pais separados. Com todas as atenções viradas para si, não foi, por isso, fácil para a jovem ver a mãe refazer a sua vida e quando a apresentadora lhe contou que ia ter um irmãozinho, a reação não foi a esperada.
Com uma vida e carreira fora de Portugal, Francisca continua a ter na família o seu grande suporte, numa estabilidade essencial para aguentar os embates de um meio muito competitivo. A mãe, já calejada pela vida que nem sempre é de purpurinas, terá sido essencial para a preparar para os dissabores do mediatismo, numa estrutura que terá sido fundamental para que hoje Kika consiga viver o sonho com os pés assentes na terra, ainda que por vezes fique difícil não se sentir a levitar, entre altos voos em helicópteros, jatos privados e um mundo de sonho que está acessível a muito poucos.
Leia o artigo completo e veja todas as fotografias na revista FLASH! verão 2025, já nas bancas.