A mudança começou a ser mais visível desde o último verão e a viragem para os 47 anos intensificou o que Cristina Ferreira já vinha a estabelecer como prioridade há meses: começar a cuidar mais do corpo e mente, num equilíbrio que agora se reflete não só na imagem da estrela da TVI – que está visivelmente mais magra – mas também na sua postura mais confiante e serena, que a leva de volta aos verdadeiros pilares da sua vida.
"Estou determinada, focada e feliz. Os últimos tempos têm sido de adaptação. Há já muitos anos que tento ter uma vida saudável e cuidada. Mas nos últimos tempos quis dar o salto. Os 47 trazem alguma resistência, mas pequenas mudanças fazem a diferença. Isto é apenas o início do processo. Com equilíbrio e exceções Mas gosto de sentir que estou a fazer por mim. E gosto de sentir que, desse lado, se têm sentido motivados a fazer o mesmo. Adoro receber as vossas fotos com o vosso pequeno-almoço, as vossas dúvidas sobre suplementação e os elogios que me chegam. Estamos juntos. E cada vez melhor", escreveu aquando do seu aniversário, em setembro, como desabafo mas também forma de motivar os outros a seguirem-lhe as pisadas.
Mas o que é que Cristina mudou, efetivamente, no seu dia a dia e que já se reflete na sua imagem e saúde? Aos 47 anos, a apresentadora está mais magra, mas de uma forma saudável, que transparece num corpo mais tonificado, e para a apresentadora a mudança começou logo no pequeno-almoço: deixou de comer, por norma, pão logo pela manhã, algo que trocou por fruta e proteína. Depois, nas restantes refeições priorizou o consumo de legumes e alimentos não processados enquanto cortou em gorduras, açúcares, fazendo o jantar mais cedo, sempre que possível.
Além disso, passou a desafiar-se mais ao nível do exercício físico, apostando na musculação e no pilates dinâmico, algo que já pratica há algum tempo. O resultado nota-se no exterior, mas os mais atentos vêm também as diferenças na postura de Cristina Ferreira, que confirma que o espelho reflete o seu estado de alma. "A confiança chega no dia em que sabemos quem somos. E isso, às vezes, demora", afirmou.
Nas redes sociais, a apresentadora da TVI tem falado sobre todo este processo de mudança, mas mais dos aspetos práticos, não revelando qual foi o motor para todas estas alterações. Muitos afirmam que o facto de ter encontrado o parceiro certo de vida – o tenista João Monteiro, com quem começou a namorar há dois anos – lhe devolveu a serenidade de que precisava e fez parar a busca incessante de tentar encontrar o amor, muitas vezes nos locais errados.
Depois, esta fase coincidiu também com uma maior acalmia na vida profissional. Após o período mais turbulento da sua vida, quando quebrou o contrato com a SIC para voltar à TVI, Cristina Ferreira deparou-se com os desafios do escrutínio público e também do novo cargo de diretora, sendo que as escolhas e o facto de não estar a ser bem sucedida nas audiências, criaram uma maior instabilidade, que curiosamente se compôs numa altura em que a estrela aprendeu a dividir protagonismo com José Eduardo Moniz, aceitando que nem tudo precisa de ser preto ou branco e que não acrescentar pressão é a melhor forma de lidar com a mesma, com essas mudanças a transformarem-se também em vitórias de audiências para a estação.
2025 foi também o ano que devolveu a liberdade a Cristina Ferreira, que se despediu de 2024 com o derradeiro acordo com a SIC, acabando com uma tensão que estava, de alguma forma, sempre presente na vida da apresentadora, que se tem desprendido de polémicas, reconectando-se com aquilo que lhe faz verdadeiramente bem.
"Caminhar faz-me feliz. Comprar fruta faz-me feliz. Estar de cara lavada faz-me feliz. Ouvir o mar faz-me feliz. E a ti? O que é que te faz feliz?", partilhou recentemente.