J. K. Rowling é hoje uma mulher mundialmente famosa - e rica - depois de ter escrito a saga de livros de Harry Potter, posteriormente adaptados ao cinema e que se tornaram num caso extremo de sucesso. No entanto, a escritora admite que só assim foi porque, a dada altura da sua vida, em 1993, ganhou coragem para sair de um casamento abusivo... com um português.
Trata-se do jornalista José Arantes, com quem a autora viveu durante cinco anos na cidade do Porto e cuja relação não lhe deixa absolutamente nenhumas saudades. Sobre o ex-marido, afirmou ter sido vítima de violência doméstica. "Estou sob escrutínio do público há mais de 20 anos e nunca contei que sou uma sobrevivente de abusos sexuais e violência doméstica. Não foi fácil sair de um casamento violento. Mas hoje estou casada com um homem bom e respeitador. No entanto, as cicatrizes deixadas pela violência e agressão sexual não desaparecem e não importa o quanto você é amado, e não importa quanto dinheiro você ganhou", afirmou há cerca de dois anos a escritora inglesa, de 57 anos.
Desde então, volta e meia, J.K. Rowling levanta a ponta do véu sobre o inferno que garante ter vivido às mãos do ex-marido português. Agora, acusou mesmo José Arantes de controlar tudo o que fazia e de ter "feito refém" o manuscrito do seu primeiro livro 'Harry Potter e a Pedra Filosofal', que viria a tornar-se num sucesso mundial.
"Nessa altura, eu chegava a casa e a primeira coisa que ele fazia era revistar a minha mala. Nem sequer tinha a chave da porta de nossa casa. E na verdade, ele não era estúpido. Eu acho que ele sabia, ou suspeitava, que eu ia tentar fugir", começa por contar J.K. Rowling, acrescentando que, apercebendo-se da importância que o livro que estava a escrever tinha na sua vida, o marido o tentou roubar. "Ele sabia o que significava aquele manuscrito. Então, a dada altura, confiscou-o".
Já determinada a acabar com a relação, a escritora garante que começou a tirar a cada dia algumas páginas e fotocopiá-las até ter o livro completo em suas mãos. "Se eu não conseguisse sair de casa com o livro, acho que ele o teria queimado."
O PASSADO EM PORTUGAL
Antes de os livros de 'Harry Potter' a terem atirado para a fama, Rowling viveu na cidade do Porto, onde ensinava inglês. E foi na invicta que, num bar, acabaria por conhecer José Arantes. Em 1992, trocaram juras de amor eterno e a britânica dava à luz Jessica, a bebé que teve com o jornalista. Contaria mais tarde que foi ao olhar para o rosto da filha que ganhou consciência que tinha de sair daquela relação abusiva. Um ano depois do nascimento da bebé, acabaria por sair de casa. "São coisas traumáticas, episódios que me custam só de recordar", afirmou, enquanto o ex-marido garantia que a relação entre os dois foi conturbada. "Eu dei-lhe um estalo - mas não houve violência contínua. Não me arrependo por lhe ter dado um estalo. Não é verdade que eu lhe batia", afirmou, detalhando que a cena de violência aconteceu na noite em que J.K. Rowling saiu de casa. "Ela recusava-se a sair sem a Jéssica, apesar de eu lhe ter dito que poderia voltar e vir buscá-la pela manhã. Houve uma luta violente e admite que lhe dei um forte estalo na cara".
Ao 'The Sun', José Arantes afirmou ainda que o casamento entre os dois era "intenso e apaixonado". "Sempre estivemos no céu ou no inferno".
Depois da separação, J.K. Rowling decidiu mudar-se com a filha para a Escócia, mas afirma não ter tido paz, pelo menos nos primeiros tempos, uma vez que o ex-marido a perseguia, até que a escritora conseguiu uma ordem de restrição contra José Arantes, que nos anos que se seguiram dava uma série de entrevistas onde afirmava garantir que queria a custódia da filha.
Mas as polémicas continuaram a suceder-se. José Arantes não lidou bem com a separação e terá caído no vício do álcool e drogas, segundo palavras da própria mãe, Marília Rodrigues, ao 'The Mirror'. "Ele roubava relíquias de família e joias para alimentar seu vício em drogas'.
São agora episódios que fazem parte do passado, mas que farão para sempre parte da história de uma das autoras de maior sucesso em todo o Mundo, com uma fortuna avaliada em mais de 500 milhões de euros. Rowling mantém agora uma união feliz com o médico escocês Neil Murray, que garante respeitá-la.