
Hoje, é um assunto tão distante que parece fazer parte de uma outra vida, mas os episódios tensos de 2014 ficarão para sempre gravados na memória dos intervenientes. E são quatro: Pedro Teixeira, Cláudia Vieira, Sara Matos e Lourenço Ortigão. E como é que se conta a história da traição que pôs o país a falar de um único assunto? Se calhar, é melhor começarmos pelo início.
Cláudia Vieira e Pedro Teixeira eram um daqueles casais da 'fornada' 'Morangos com Açúcar', dos primeiros, Ana Luísa e Simão, daqueles que marcaram o público, tal como Rita Pereira e Angélico Vieira. Para ajudar, ela era linda de morrer, muito simpática e ele um galã, logo formavam um dos pares mais populares do país. Para completar a família, tinham tido uma filha, Maria, e eram a imagem da harmonia. Uns príncipes perfeitos de contos de fadas televisivos. Até que, em setembro de 2013, tudo se começa a desmoronar.
Pode não ter sido aí que nasceu o romance entre Sara Matos e Pedro Teixeira, mas sem dúvida que a amizade e cumplicidade tiveram início no 'Dança com as Estrelas', em que ambos participavam. Foram juntos até à final, onde, na altura, a sogra, mãe de Lourenço Ortigão, fazia questão de a aplaudir entre o público. E num espetacular duelo na final com Teixeira, a atriz venceu. Sorridentes, os dois abraçaram-se, felicitaram-se e garantiram que a partir daí construiriam uma amizade para a vida. Como, de facto, aconteceu... "Podia ter ganho o Pedro que era exatamente a mesma coisa. Estávamos os dois um com o outro, sempre nos demos muito bem", afirmou Sara Matos na altura.
Na altura, ainda não havia lugar para desconfianças e, quando questionada sobre a participação do companheiro no programa, Cláudia mostrava confiança total no namorado. "Damos muito espaço um ao outro e isso é uma coisa muito boa. A ciumeira que existe é saudável. Temos as nossas discussões e os nossos atritos como todos os casais, mas não tenho ciúmes em relação às atuações. Tenho a certeza que é muito ‘acting’", fez saber.
Depois do programa, cada um voltou à sua vida até que, meses mais tarde, Sara e Pedro eram informados de que iriam trabalhar juntos, a contracenar diretamente como par romântico na novela 'O Beijo do Escorpião'. Foi o 'twist' no jogo. Os colegas davam conta de uma atração fatal entre os dois atores, ambos comprometidos, e que não se conseguiam largar quando a ficção terminava. Sobre a paixão, Alexandra Lencastre afirmaria mais tarde de que todo o grupo se apercebeu de que era fulminante. "O Pedro Teixeira e a Sara Matos apaixonaram-se numa novela... e foi tão bonito, eu fazia de mãe e de sogra... Foi muito bonito ver aquele amor nascer. E foi difícil, foi complicado até poderem estar os dois realmente à vontade, mas foi bonito de ver... e não partiu de uma cena de cama", explicou anos mais tarde.
Começavam a circular os primeiros rumores de uma cumplicidade, nos quais tanto Cláudia como Lourenço Ortigão se recusavam a acreditar. Até que, pelo menos para a atriz, se tornou impossível fechar os olhos ao que estava a acontecer. O momento em que terá sabido da traição foi quando viu fotografias de Sara e Pedro publicadas por uma revista, onde se via o casal, nas bastidores da novela, entre cenas, a dar um caloroso abraço que os deixou a olhar embevecidos um para o outro. Foi um balde de água fria e era impossível ignorar o óbvio.
Perante a polémica, no início de fevereiro Cláudia e Pedro anunciavam, através de um comunicado, feito em separado, que a relação de nove anos tinha chegado ao fim. "Decidimos tornar pública esta decisão por considerarmos que sempre fomos muito acarinhados tanto pela imprensa como pelo público. No entanto, pedimos a todos que respeitem a nossa privacidade, visto ser um momento delicado, não só para nós, mas também para a Maria", escreveu Cláudia Vieira, enquanto Pedro afirmava que os dois de tudo fizeram para salvar a relação. "Ficamos com a plena consciência de que fizemos tudo para mantê-la. Não conseguimos, porém, ultrapassar estes momentos menos bons e decidimos separar-nos. Ficam nove anos muito bons e intensos e uma amizade para o futuro."
SARA DESCARTA RESPONSABILIDADES
O confirmar do fim da relação atiçou a polémica do affair entre Pedro Teixeira e Sara Matos. Seria de esperar que, com a rutura, os dois tivessem caminho livre para assumir a paixão, só que... a jovem atriz continuava a namorar com Lourenço Ortigão.
Publicamente, afirmava nada ter a ver com o fim do relacionamento com Pedro Teixeira e Lourenço Ortigão reiterava, também, a confiança na companheira, garantindo ainda ser muito amigo do ator da TVI.
E na verdade, ainda que os rumores continuassem a subir de tom, tivemos de esperar até ao fim de julho para ver o namoro entre Sara Matos e Lourenço Ortigão terminar. À época já não havia dúvida de que Sara Matos e Pedro Teixeira estavam juntos, mas nenhum dos dois assumia a relação. Por exemplo, na ModaLisboa que se seguiu à rutura com Lourenço Ortigão, Sara e o namorado estiveram juntos no mesmo espaço, mas evitaram cruzar-se, com a atriz a esquivar-se a falar sobre a sua intimidade. "Não sei se se trata de falta de maturidade, da pouca experiência que tenho devido à minha idade, mas neste momento prefiro não falar da minha vida pessoal", disse aos jornalistas na altura.
O jogo do gato e do rato durou muito tempo e foi preciso esperar até 2017 para que Sara Matos e Pedro Teixeira assumissem, preto no branco, a relação.
PEDRO ASSUME CULPAS EM ENTREVISTA Durante anos a fio, este era um assunto tabu. Cláudia Vieira manteve a sua postura de elegância, resolveu as coisas com Pedro Teixeira, em prol da filha, mas recusou-se sempre a qualquer convívio com Sara Matos. Acabaria por ser ele a falar pela primeira vez do polémico assunto, numa entrevista a Cristina Ferreira.
CLÁUDIA NÃO ESCONDE MÁGOA Depois de Pedro Teixeira quebrar o silêncio sobre o tema, foi a vez de Cláudia falar. Em entrevista ao 'Alta Definição' recordou aquele foi um dos momentos mais difíceis da sua vida. "Foi realmente uma etapa da minha vida em que eu tive de ir a forças que eu nem sabia que tinha ou que existiam", afirmou, acrescentando que tentou sempre poupar a filha. "A parte mais difícil foi a parte emocional, inevitavelmente. A parte de nunca deixar passar 'nadinha' à Maria da infelicidade ou da angústia que eu pudesse estar a viver. Essa parte foi dificílima para com a minha filha e para com o mundo".
CLÁUDIA NÃO ESCONDE MÁGOA
Depois de Pedro Teixeira quebrar o silêncio sobre o tema, foi a vez de Cláudia falar. Em entrevista ao 'Alta Definição' recordou aquele foi um dos momentos mais difíceis da sua vida. "Foi realmente uma etapa da minha vida em que eu tive de ir a forças que eu nem sabia que tinha ou que existiam", afirmou, acrescentando que tentou sempre poupar a filha. "A parte mais difícil foi a parte emocional, inevitavelmente. A parte de nunca deixar passar 'nadinha' à Maria da infelicidade ou da angústia que eu pudesse estar a viver. Essa parte foi dificílima para com a minha filha e para com o mundo".
A atriz, que entretanto se apaixonou pelo empresário João Alves e voltou a ser mãe, recorda esses tempos da sua vida como uma fase em que não se reconhecia. "Eu perdi o brilho, perdi as minhas características... Eu sou muito de emoções e, de repetente, tive a sensação de que estava apagada. Parecia que tinha um filtro entre mim e as pessoas, entre mim e a vida."
A atriz, que entretanto se apaixonou pelo empresário João Alves e voltou a ser mãe, recorda esses tempos da sua vida como uma fase em que não se reconhecia. "Eu perdi o brilho, perdi as minhas características... Eu sou muito de emoções e, de repetente, tive a sensação de que estava apagada. Parecia que tinha um filtro entre mim e as pessoas, entre mim e a vida."
O TEMPO QUE CURA QUASE TUDO Hoje, nove anos depois, o tempo curou quase tudo, ainda que as marcas da traição estejam lá. Ainda assim, recentemente Cláudia Vieira deu mostras de que as coisas já não têm o mesmo peso, principalmente depois de Sara e Pedro terem tido um filho em comum, o pequeno Manel.
O TEMPO QUE CURA QUASE TUDO
Hoje, nove anos depois, o tempo curou quase tudo, ainda que as marcas da traição estejam lá. Ainda assim, recentemente Cláudia Vieira deu mostras de que as coisas já não têm o mesmo peso, principalmente depois de Sara e Pedro terem tido um filho em comum, o pequeno Manel.
Na ocasião, a atriz deu os parabéns publicamente à 'rival', mostrando estar disposta a enterrar o machado de guerra. Com Pedro mantém uma amizade e a certeza de que a história dos dois será sempre especial: pela forma como começou, pelo carinho que receberam do público e pelos momentos únicos que partilhavam numa fase em que tudo era novidade e davam os primeiros passos numa carreira que viria a ser de sucesso.