'
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

André Villas-Boas isolado no Dragão e perseguido pelos fantasmas do passado. De Sérgio Conceição ao clã Pinto da Costa, a vingança é servida a quente

O presidente portista atravessa o seu pior momento e, de acordo com os mais próximos, está a acusar a pressão, disparando para todos os lados. A fragilidade há muito esperada pelo séquito de inimigos que agora não perde a oportunidade para lhe devolver a armadilha...
Rute Lourenço
Rute Lourenço
08 de abril de 2025 às 10:47
André Villas-Boas
André Villas-Boas

Jorge Nuno Pinto da Costa não viveu tempo suficiente para ver o um dos mais dolorosos feitos históricos assinalados em pleno Estádio do Dragão. Aconteceu no último domingo, dia 6, altura em que o Benfica conseguiu o seu primeiro hat-trick no campo azul e branco, pelos pés de Pavlidis. No entanto, não é por o antigo presidente portista já não estar cá que o assunto esmoreceu. A assumir como que o legado do avô, após a pesada derrota, por 4-1, frente ao seu principal rival, o neto, Nuno Pinto da Costa, usou as redes sociais para 'escarrapachar' todas as conquistas que o Benfica tinha conseguido numa só noite, numa vingança a quente por tudo aquilo que o atual presidente portista fez, nos últimos tempos, para denegrir a imagem do seu avô.

Pinto da Costa, Nuno
Pinto da Costa, Nuno

Mas não foi o único. Em apenas um ano, André Villas-Boas conseguiu somar um enorme leque de inimigos. É acusado por muitos de se agarrar às polémicas do passado para camuflar o seu próprio desaire. Fala nas contas danosas de Pinto da Costa, nos ordenados que estavam em atraso e ele resolveu, do facto de ter "limpado" o FC Porto de "máfias" e "abutres", referindo-se aos elementos dos Super Dragões agora em julgamento. E se tudo isso poder ser verdade, não apaga o momento que o FC Porto vive e que é considerado um dos piores dos últimos anos.

Depois de Nuno Pinto da Costa, também Sérgio Conceição usou as redes sociais para alimentar a polémica mediática. Ele que foi praticamente escorraçado do Dragão, não perdoa Villas-Boas pelo tratamento a que foi sujeito depois de anos de dedicação ao clube, e deixou uma mensagem enigmática no Instagram, que muitos acreditam ser dirigida ao presidente portista. 

Pinto da Costa e Sérgio Conceição
Pinto da Costa e Sérgio Conceição

"Tenho medo das pessoas perfeitas. Dos que têm sempre a resposta certa, a postura correta, o sorriso calibrado para parecer natural. A perfeição, vista de perto, cheira a embuste. Prefiro os amassados, os partidos, os que sabem que a vida é uma sequência de quedas. As pessoas perfeitas assustam-me porque não existem. Se existem estão a mentir". O texto é da autoria do escritor Pedro Chagas Freitas e foi citado por Conceição após a pesada derrota do FC Porto. Depois, seria a vez de os filhos do treinador assinarem por baixo: "Um dia eles saberão", escreveu Francisco Conceição, que também passou um mau bocado no clube, colocado de parte após o afastamento do pai. A saída do FC Porto acabou por ser a única solução com o jovem craque a ser prejudicado pela relação familiar com Sérgio Conceição, que acabou por ditar que fosse preterido.

SOZINHO... E COM A EQUIPA CONTRA SI

Após a derrota frente ao Benfica, André Villas-Boas acabaria por inflingir um castigo aos jogadores que deixaria o balneário ainda mais a arder: ordenou que a equipa seguisse para estágio como forma de punição. De acordo com o 'Record', tudo isto deixou treinador e o grupo furioso, ao ponto de estes ponderarem não acatar a ordem do presidente.

De acordo com uma fonte que já tinha sido ouvida pela 'FLASH!', a instabilidade no FC Porto sente-se em todos os gestos de André Villas-Boas que, de acordo com quem o conhece, começa a ceder à pressão. "Não parece o mesmo, mas é natural. Já se esperava que ele começasse a acusar a pressão", diz uma fonte, acrescentando que a mulher, Joana, e os amigos, naturalmente, estão a acompanhar de perto estas mudanças.

"Já se sabia que ia ser duro. E a verdade é que tem um ótimo suporte familiar. A Joana está lá a transmitir-lhe calma."

Algumas das explosões de André Villas-Boas, como aconteceu no jogo frente ao Estrela da Amadora, quando foi acusado de ter perdido a cabeça com "empurrões e gritos", mostram aquilo que para quem conhece o presidente portista o inimaginável: alguém que sempre foi capaz de manter a serenidade a afastar-se desse perfil, mostrando dificuldade em lidar com o mau momento que o clube, e ele próprio, atravessam.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável