'
The Mag - The Weekly Magazine by FLASH!

Como eles salvaram o casamento! Letizia e Felipe unem-se em momento delicado: "Passaram por uma crise profunda, mas perdoaram-se e conseguiram dar a volta"

Em dia de aniversário do casamento, estado da união dos reis de Espanha é vista à lupa pelas revistas espanholas, que acreditam que os fãs podem respirar de alívio pois os reis já se perdoaram mutuamente e estão empenhados em fazer com que a união resulte.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
22 de maio de 2025 às 20:57
Felipe VI e Letizia
Felipe VI e Letizia

Foi há 21 anos que Felipe e Letizia trocaram alianças num casamento em que o mundo se rendia à beleza da atual rainha espanhola, uma plebeia que deixava, então, a carreira de jornalista para entrar na família real, convertendo-se na princesa das Astúrias. Com uma personalidade forte, cedo se percebeu que Letizia iria deixar a sua marca e a verdade é que, nas duas últimas décadas, ela tem sido protagonista de algumas das mais bonitas mas também polémicas histórias da monarquia do país vizinho. Converteu-se num ícone de estilo, na mãe sempre presente para as suas filhas, mas como no melhor pano cai a nódoa, há um ano e meio, a Casa Real vivia um dos momentos mais difíceis, com os rumores de que a rainha tinha sido infiel ao marido com o antigo cunhado, Jaime del Burgo.

Desde então, muito se tem falado acerca do estado do casamento dos reis, com constantes espeulações de que o divórcio está por um fio, de que apenas vivem um casamento de fachada, e que levam vidas separadas no Palácio. No entanto, nunca nada foi confirmado oficialmente.

À revista espanhola 'Lecturas', Lara Ferreiro, especialista em terapias de casal, que analisa frequentemente assuntos da realeza, revelou que, o que se sente quando se presencia uma imagem dos reis, é que o muito que passaram serviu para os unir. "Passaram mal, mas com isso atingiram uma fase de muito maior profundidade, estão numa fase de amor profundo", avança a especialista, acrescentando que, ao longo dos últimos 20 anos de casamento, os dois têm passado por muitas crises e provas de fogo, mas que têm sempre conseguido superar as adversidades.

"Vê-se que estão calmos e tranquilos. Eles perdoaram por tudo o que aconteceu, mesmo que outras informações venham à tona. Estão até numa fase de maior carinho, como um casal que passou por muita coisa junto e aguenta tudo. Afinal, são mais de 20 anos", explica.

De acordo com a especialista, a idade dos reis é outro fator interessante e que, na sua forma de encarar as relações, ajuda à longevidade da mesma. E explica porquê. "Eles têm cinco anos de diferença de idade (Letizia tem 52 e Felipe 57), o que é muito interessante. A idade ideal no amor é de um ou dois anos de diferença, cinco no máximo, e são estes que costumam ter relações mais longas. Daqueles que têm mais de dez anos de diferença do parceiro, 50% terminam o relacionamento e geralmente ficam pelo caminho, com discussões frequentes acerca de temas fraturantes. Aqueles com mais de 20 anos de diferença geralmente não passam dos primeiros anos de relação, em 95% dos casos".

Segundo Lara Ferreiro, apesar da vida exposta, os reis conseguem muito bem gerir o casamento, com poucos a saberem efetivamente o que se passa dentro das paredes do Palácio. No entanto, no seu entender, a linguagem não verbal pode explicar os maus momentos que passaram e que se traduziram nas várias polémicas vindas a público ao longo dos anos, ainda que tenham conseguido levar a união a bom porto. "Passaram por furacões e crises profundas, mas conseguiram dar a volta e estão num bom momento."

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável