'

Notícia

A FLASH! já está no WhatsApp.
Siga-nos!
Seguir
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Da glória à queda e à vitória final. A "montanha russa" das estrelas de 'A Múmia' e de 'Indiana Jones' que agora chegaram ao Óscar

Cruzaram-se num filme em 1992 e viram a sua carreira entrar em trajetória descendente. Em 2023, ambos receberam a mais cobiçada estatueta dourada por trabalhos amplamente elogiados, que marcaram um regresso em grande aos maiores palcos da Sétima Arte.
Afonso Coelho
Afonso Coelho
16 de março de 2023 às 22:37
...
Ke Huy Quan (vencedor do Óscar de Melhor Ator Secundário) e Brendan Fraser (vencedor do Óscar de Melhor Ator) não conseguiram esconder a felicidade na cerimónia dos prémios da Academia. Foto: Getty Images

Brendan Fraser e Ke Huy Quan foram dois dos maiores protagonistas da cerimónia deste ano dos Óscares, ao vencerem, respetivamente, os prémios de Melhor Ator e Melhor Ator Secundário.

Mais do que isso, foram-no pela história que os levou até ao palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, no passado domingo. Ambos foram estrelas de filmes populares e viram a sua carreira entrar gradualmente num ocaso, que para muitos seria uma sentença.

Porém, Fraser e Ke Huy Quan deram recentemente a volta por cima graças a papéis de alto calibre, em ‘A Baleia’ e ‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’, culminando no momento em que ouviram os seus nomes ser lidos em voz alta pelos apresentadores que seguravam no mítico envelope com o nome do vencedor dos prémios da Academia de Artes e Ciências.

Mas então, o que realmente terá acontecido com Brendan Fraser e Ke Huy Quan e porque é que durante tanto tempo estiveram desaparecidos? Aí sim, os caminhos dividem-se, mas antes houve um curioso ponto em comum.

 

RAPAZES DA PEDRA LASCADA

Em 1992, estreava nas salas de cinema o filme ‘O Rapaz da Pedra Lascada’, ou ‘Encino Man’ na versão original, uma comédia de Lee Mayfield. A premissa do filme recai sobre um homem pré-histórico que é encontrado congelado por dois jovens da escola secundária, que o fazem regressar à vida na era moderna. Essa personagem, Link, é interpretada por Brendan Fraser.

A um ponto no filme, Link cruza-se com Kim, um jovem que fazia parte do clube de informática local e que era gozado por alguns dos seus colegas de escola por isso. O ator que deu vida a Kim foi, precisamente, Ke Huy Quan.


Esta coincidência foi inclusive apontada por Jimmy Kimmel, apresentador dos Óscares, no seu monólogo de abertura: "Dois atores de ‘O Rapaz da Pedra Lascada’ estão nomeados para os Óscares. Que noite incrível deve ser para vocês os dois e que noite muito difícil será para Pauly Shore", afirmou, mencionando outro dos intérpretes do filme, que posteriormente reagiria congratulando os ex-colegas de elenco.

Este papel foi o segundo da carreira de Brendan Fraser e aquele que o tornou num nome conhecido para a Sétima Arte. Já Ke Huy Quan tinha outro estatuto: em ‘Indiana Jones e a Arca Perdida’, de 1984, foi o pequeno Short Round, companheiro chinês da personagem de Harrison Ford.

...
Ke Huy Quan como o Short Round de 'Indiana Jones' Foto: Paramount Pictures

 

AGRESSÃO SEXUAL E AFASTAMENTO

Brendan Fraser viria a gizar uma carreira de sucesso logo na década de 1990, na qual participou em 22 filmes: depois de ‘O Rapaz da Pedra Lascada’ ganhou notoriedade em projetos como ‘George – O Rei da Selva’, ‘Deuses e Mostros’ e, principalmente, ‘A Múmia’, que se transformaria numa saga popular a nível global.

Após o virar do século, permaneceu sob os holofotes e participou em vários filmes e séries de renome, tendo sido em 2006 escolhido para fazer parte do ‘Walk of Fame’ do Canadá, ele que, apesar de ter nascido no estado norte-americano do Indiana, é filho de pais canadianos.

Foi a partir de 2008 que tudo começou a descarrilar na vida do ator. Nesse ano, foi forçado a várias cirurgias, consequência de ter dispensado usar duplos para cenas de ação. Este processo demorou sete anos, altura na qual a sua vida amorosa também mudou drasticamente quando se divorciou de Afton Smith, sua mulher durante nove anos e mãe dos seus três filhos.

Posteriormente, já depois da morte da sua mãe, revelou ter sido vítima de uma agressão sexual por parte de Phillip Berk, antigo presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, a organizadora dos Globos de Ouro, em 2003.

"A mão dele agarrou a minha nádega e colocou um dos dedos na zona entre o ânus e os genitais, e começou a mexer à volta. Senti-me doente. Senti-me como uma criança. Pensei que ia chorar, senti que alguém me tinha atirado tinta invisível", admitiu numa entrevista à ‘GQ’.

"Fiquei deprimido. Estava a culpar-me a mim mesmo e estava miserável. (…) Na minha mente, tinham-me tirado qualquer coisa", frisou na mesma entrevista, afirmando que, depois do incidente, foi colocado na lista negra da associação. Phillip Berk havia aludido ao acontecimento no seu livro de memórias, já antes destas declarações, dizendo que se tratou somente de uma brincadeira, negando depois a versão dos factos de Fraser, tal como qualquer responsabilidade pelo declínio da sua carreira.

Os visuais da cerimónia de 2023 dos Óscares
Angela Bassett
Janelle Monáe
Nicole Kidman
Rihanna
Lady Gaga
Emily Blunt
Jessica Chastain
Jennifer Connelly
Cara Delevingne
Cate Blanchett
Halle Bailey
Zoe Saldana
Malala Yousafzai
Elizabeth Olsen
Vanessa Hudgens
Jamie Lee Curtis
Halle Berry
Eva Longoria
Ana de Armas
Julia Louis-Dreyfus
Rooney Mara
Kate Hudson
Elizabeth Banks
Salma Hayek
Michelle Yeoh
Michelle Williams
Angela Bassett
Janelle Monáe
Nicole Kidman
Rihanna
Lady Gaga
Emily Blunt
Jessica Chastain
Jennifer Connelly
Cara Delevingne
Cate Blanchett
Halle Bailey
Zoe Saldana
Malala Yousafzai
Elizabeth Olsen
Vanessa Hudgens
Jamie Lee Curtis
Halle Berry
Eva Longoria
Ana de Armas
Julia Louis-Dreyfus
Rooney Mara
Kate Hudson
Elizabeth Banks
Salma Hayek
Michelle Yeoh
Michelle Williams

 

TRAMADO PELA FALTA DE OPORTUNIDADES

A história de Ke Huy Quan começou quando fugiu com a família, aos sete anos de idade, do Vietname, devido à guerra que assolava o país. Mudou-se primeiro para Hong Kong e depois para os Estados Unidos, onde, aos 12 anos, participou num casting feito às crianças da escola que frequentava, para o papel do ajudante de Indiana Jones.

Depois do êxito enquanto Short Round, conseguiu um papel em ‘Os Goonies’, um dos filmes mais emblemáticos da década de 1980, e nas séries ‘Together We Stand’ e ‘Head of the Class’, até ser forçado a olhar para fora de terras norte-americanas para prosseguir a carreira. A presença em ‘O Rapaz da Pedra Lascada’ foi a sua última enquanto ator em Hollywood durante 20 anos.

De 'Elvis' a 'Avatar': os dez filmes candidatos à estatueta de Melhor Filme na cerimónia dos Óscares
Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo
Top Gun: Maverick
Avatar, O Caminho da Água
Os Fabelmans
Tár
A Oeste Nada de Novo
Os Espíritos de Inisherin
Elvis, filme
O Triângulo da Tristeza
A Voz das Mulheres
Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo
Top Gun: Maverick
Avatar, O Caminho da Água
Os Fabelmans
Tár
A Oeste Nada de Novo
Os Espíritos de Inisherin
Elvis, filme
O Triângulo da Tristeza
A Voz das Mulheres

Quando chegou à idade adulta, compreendeu que a sua etnia se transformara num obstáculo: "Em Hollywood, muito poucos atores infantis fazem transições bem-sucedidas para atores adultos. É muito difícil para muitos, mas é cem ou mil vezes pior quando és um ator asiático", lamentou em entrevista à ‘GQ’.

"Eu senti dificuldades durante muito tempo. Eu ficava à espera de uma proposta incrível para estar num filme como ‘Indiana Jones’ ou ‘Os Goonies’, ou num bom papel para um ator asiático e isso nunca chegou. Fiquei muito desiludido", completou Ke Huy Quan, que deixaria a carreira de ator, mas não a indústria. Isto porque, entre 2000 e 2004, trabalhou como assistente de produção em vários filmes, incluindo em ‘X-Men’.

Ke Huy Quan regressou a Hollywood para arrecadar um Óscar
Ke Huy Quan, Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo
Ke Huy Quan
Os realizadores Daniel Kwan e Daniel Scheinert recebem o Óscar de Melhor Filme por 'Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo', vencedor de sete dos galardões atribuídos na gala deste domingo, realizada no Dolby Theatre. Os atores Michelle Yeoh, Ke Huy Chan e Jamie Lee Curtis também foram premiados.
Ke Huy Quan
Ke Huy Quan
Ke Huy Quan, Harrison Ford
Ke Huy Quan
Ke Huy Quan, Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo
Ke Huy Quan
Óscares 2023
Ke Huy Quan
Ke Huy Quan
Ke Huy Quan, Harrison Ford
Ke Huy Quan

 

REGRESSOS EM GRANDE

Foi o êxito do filme ‘Asiáticos Doidos e Ricos’, de 2018, que levou Ke Huy Quan a voltar a ser ator: "Alguma coisa estava a faltar e eu não sabia o que era até o ‘Asiáticos Doidos e Ricos’ estrear. Eu vi asiáticos como eu no ecrã e fiquei com ansiedade por ficar de fora, porque eu queria estar lá com eles", declarou também à ‘GQ’.

Pouco tempo depois, a dupla de realizadores Daniel Kwan e Daniel Scheinert viu em Ke Huy Quan o ator ideal para encarnar o marido da protagonista. "Precisávamos de alguém que fosse convincentemente simpático, uma espécie de macho beta (…). Mas que também falasse inglês, mandarim e cantonês, soubesse artes marciais e que conseguisse trocar entre versões de si mesmo e ser um macho alfa convincente também", afirmou Scheinert, de acordo com a rádio WBUR. A resposta foi encontrada quando Kwan se deparou quando navegava o Twitter e se deparou com uma imagem de Ke em ‘Indiana Jones’.


"Nunca em um milhão de anos pensei que iria conseguir este papel. Mas queria-o mais que tudo. Pensei que era como se tivesse sido escrito para mim", disse o ator de 51 anos, que, desde então, já aceitou convites para entrar no filme ‘The Electric State’, cuja estreia está prevista para 2024, e nas séries ‘Loki’ e ‘American Born Chinese’.

Já Brendan Fraser, de 54 anos, começou a recuperar terreno através da televisão, e, em 2021, com 'No Sudden Move', de Steven Soderbergh, selou o seu regresso ao grande ecrã, que se iria consolidar no ano seguinte, quando o conceituado cineasta Darren Aronofsky lhe providenciou a oportunidade de fazer parte do seu próximo filme, 'A Baleia'.



"Ele não tinha recebido muitas oportunidades nos últimos tempos e queria trabalhar. Emocionalmente, tens de fazer tanto desde a alegria à tristeza ao desespero, sem uma migalha de cinismo. Eu sabia que precisava de um ator que queria mesmo regressar ao trabalho", disse o realizador à 'IndieWire'.

O fenómeno começou a ganhar força em setembro, aquando da estreia no Festival de Veneza. No final da exibição do filme, Fraser recebeu uma ovação em pé de toda a plateia, como reconhecimento pelo seu desempenho, e o momento tornou-se viral nas redes sociais, deixando de água na boca os fãs de cinema que não estiveram na cidade italiana.


A REUNIÃO NOS ÓSCARES

No final de contas, a cerimónia teve poucas surpresas e ambos arrecadariam os tão cobiçados galardões, numa noite que ainda teve alguns outros reencontros assinaláveis. Ke Huy Quan viu 'Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo' ser anunciado como o vencedor do prémio de Melhor Filme pelo seu antigo parceiro no ecrã, Harrison Ford, a quem deu um sentido abraço em palco. Já Michelle Yeoh, a sua colega no filme dos Daniels e vencedora do Óscar de Melhor Atriz, veria novamente Brendan Fraser, com quem contracenou em 'A Múmia: O Túmulo do Imperador Dragão', eles que protagonizaram uma reunião nos prémios TIFF.

Foi já nos bastidores da gala que Brendan Fraser e Ke Huy Quan se reencontraram de forma emocional. O ator de 'A Baleia' falava para o 'Good Morning America' quando foi surpreendido pelo colega de profissão, com o par a abraçar-se enquanto erguiam as suas estatuetas douradas.

"Oh meu Deus! Nós conseguimos!", gritou Ke Huy Quan, que frisou: "Nunca imaginei, não. Isto é inacreditável, 32 anos depois. Uma das coisas mais bonitas é ver este homem outra vez e vê-lo a segurar naquilo [apontando para o Óscar]", disse o norte-americano nascido no Vietname, com Fraser a não esconder a emoção.

"Há vezes numa carreira em que o telefone para de tocar por qualquer razão, mas, neste caso, algo intensamente criativo chegou para nós os dois, onde conseguimos meter o nosso coração e a nossa alma, como se nunca mais pudéssemos fazer isto outra vez, portanto mais valia dar tudo", referiu Brendan Fraser, no fim deste reencontro.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...